Como são formados os túbulos dentinários?

Índice

Como são formados os túbulos dentinários?

Como são formados os túbulos dentinários?

Túbulos Dentinários Percorrem toda a dentina de forma sinuosa, são formados pela sua mineralização ao redor dos prolongamentos odontoblásticos. São mais numerosos na porção mais interna da dentina. São prenchidos pelos prolongamentos e pelo fluido dentinário.

O que são túbulos dentinários?

Os túbulos dentinários são canais microscópicos que irradiam por baixo da superfície do esmalte até o interior do dente, chamado de polpa. ... É menos mineralizada que o esmalte e forma a maior parte da estrutura do dente. Esses pequenos canais ocos na dentina transmitem sensações do lado de fora para o interior do dente.

O que os odontoblastos formam?

Os odontoblastos formam dentina durante toda vida do indivíduo (sendo esta a dentina terciária, que ocorre quando há agressões sobre a dentina, seja bacteriana ou não), O que pode ser uma tentativa de compensar o desgaste natural do esmalte.

Qual tecido forma a dentina?

tecido conjuntivo A Dentina é um tecido conjuntivo avascular, mineralizado, especializado que forma o corpo do dente, suportando e compensando a fragilidade do esmalte. A dentina é recoberta pelo esmalte na sua porção coronária e pelo cemento na porção radicular.

Qual é a parede do túbulo dentinário?

É a dentina que constitui a parede do túbulo, e caracteriza-se pelo seu elevado conteúdo mineral (90%). Nos dentes recém irrompidos, está ausente na porção da dentina mais imediata à polpa, e também pode, dependendo da idade do dente, chegar a obliterar os túbulos dentinários.

Como funcionam os túbulos dentários?

Estas células são alongadas e deposita a matriz orgânica apenas sobre a superfície dentinária. Cada célula desta possui ramificações apicais que penetram em toda a dentina. Estes prolongamentos vão se tornando mais longos à medida que a dentina vai ficando mais espessa, ocupando os denominados túbulos dentários.

Quais são os diâmetros da dentina superficial?

Onde próximo à junção amelodentinária apresenta, em média, 10.000 túbulos mm 2, na porção média, 30.000 túbulos mm 2 e, próximo à polpa, 50.000 túbulos mm 2 (Figuras 9 e 10). Em relação aos diâmetros são de 0,87 m m próximo à junção amelodentinária e de 2,5 m m próximo da polpa. Figura 9. Dentina superficial Figura 10. Dentina profunda

Por que a dentina é permeável?

A dentina é canalicular, e, portanto permeável; substâncias podem penetrar através dos canalículos e atingir a polpa. Os odontoblastos estão situados na periferia da polpa, e as suas projeções citoplasmáticas (prolongamentos) ocupam um espaço na matriz da dentina, que são os túbulos dentinários.

Postagens relacionadas: