Como são os vasos gregos?
Índice
- Como são os vasos gregos?
- O que representam as figuras dos vasos gregos?
- Qual era a utilidade dos vasos gregos?
- Como eram as decorações dos vasos gregos?
- Qual era a cor dos vasos gregos?
- Para que serviam os vasos?
- Quais os tipos de vasos cerâmicos produzidos pelos gregos?
- O que são as ânforas gregas e para que serviam?
- Como era chamada a pintura dos vasos gregos?
- Quais são os vasos gregos da coleção britânica?
- Quais eram as seções do vaso?
- Quando começou a decoração dos vasos?
- Qual a técnica mais usada para cobrir o vaso?
Como são os vasos gregos?
O vaso grego não existe! De fato, havia a produção de vasos de cerâmica por artesãos de cidades variadas que respondiam a determinados elementos de articulação aos quais chamamos de "Grécia", "mundo grego" ou "pan‑helenismo". ... Ou seja, o vaso grego é uma criação moderna.
O que representam as figuras dos vasos gregos?
As artes do Próximo Oriente introduziram o friso de animais como elemento decorativo principal e inspiraram a técnica das “figuras negras”, onde estas aparecem em silhueta com pormenores gravados e pouca cor. Cerca de 530 a.C., Atenas inventou a técnica das “figuras vermelhas” em fundo preto.
Qual era a utilidade dos vasos gregos?
Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma mas pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, eram usados para armazenar água, vinho, azeite, mantimentos.
Como eram as decorações dos vasos gregos?
IX e VIII a.C.) - Este estilo tinha como principal característica o uso de motivos geométricos numa decoração simples e sóbria, motivos esses que eram dispostos á volta do corpo dos vasos, compondo bandas ou frisos; as bandas eram decoradas com motivos organizados em combinações e variações criativas tais como meandros ...
Qual era a cor dos vasos gregos?
Cerâmica grega: a evolução da técnica Inicialmente, como naquele vaso com as figuras geometrizadas, o fundo era claro e as figuras negras. Acontece que os coríntios queriam aumentar a complexidade das cenas que pintavam e sobrepor as figuras, para tanto inventaram a técnica do fundo negro e das figuras vermelhas.
Para que serviam os vasos?
Vaso ou jarra é uma peça em forma de jarro que é utilizado para decorar salas, recepções, corredores ou ainda para decorar espaços abertos, como escadas ou jardins. Sua função é meramente ornamental, sendo utilizado para armazenar flores. Vasos, assim como as urnas decorativas, foram conhecidos e usados pelos gregos.
Quais os tipos de vasos cerâmicos produzidos pelos gregos?
Ânfora, Chous, Chitra, Hídria, Cântaro, Cratera, Cílice, Lekanis, Lécito, Lutrorofo, Enócoa, Psítere, Píxide, Estamno. espero ter te ajudado.
O que são as ânforas gregas e para que serviam?
A ânfora (ou amphora, em grego) era um recipiente feito em barro, longilíneo, com bojo e com duas asas, com um fundo em forma de cone ou pontiagudo. ... A ânfora, que normalmente tinha capacidade para cerca de vinte e cinco litros, servia para transportar substâncias como vinho, azeite e cereais diversos.
Como era chamada a pintura dos vasos gregos?
A técnica que ficou conhecida como "figuras negras" era empregada inicialmente na Grécia. Consistia em pintar as silhuetas das figuras com um pigmento negro e depois marcar o contorno e os elementos interiores com uma ferramenta pontiaguda, deixando traçados evidentes.
Quais são os vasos gregos da coleção britânica?
Vasos gregos da coleção do Museu Britânico. Foto presente no item de N° 1836,0224.127 Essa é uma dúvida comum que surge sempre que alguém começa a estudar a História da Grécia Antiga, e se depara com as maravilhas que são as artes desenhadas nos vasos desse período.
Quais eram as seções do vaso?
O vaso geralmente era criado em seções horizontais separadas: o pé, a parte inferior e superior do corpo, o pescoço e, finalmente, as alças, se necessário. Essas seções eram então unidas com um "deslizamento" de argila após a secagem e é possível, em muitos casos, ver as impressões do oleiro impressas no interior do vaso.
Quando começou a decoração dos vasos?
Na segunda metade do século 5, os artistas emigrantes deram origem as escolas importantes no sul da Itália e na Sicília, onde havia uma produção vigorosa desde o século 4. Depois disso, o estilo das “figuras vermelhas” morreu e a decoração dos vasos, na Grécia helenística, tornou-se rara e quase insignificante.
Qual a técnica mais usada para cobrir o vaso?
Outra técnica, usada mais raramente, era cobrir o vaso com uma tinta de argila branca. Alternativamente, apenas linhas ou figuras eram adicionadas em preto usando uma versão mais espessa da tinta preta mencionada acima e aplicada com uma escova ou pena rígida; em conseqüência, um leve efeito de relevo era alcançado.