Como se dá a origem dos peroxissomos na célula?
![Como se dá a origem dos peroxissomos na célula?](https://i.ytimg.com/vi/bBR_1z0p7wg/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBKRzR73ky9sBYckRFwimSxNBEJow)
Como se dá a origem dos peroxissomos na célula?
A origem dos peroxissomos é semelhante à das mitocôndrias e cloroplastos, ou seja, ocorreu por intermédio de processos endossimbióticos. ... A função principal do peroxissomo é realizar a oxidação de moléculas tóxicas, como medicamentos e álcool. Esse processo é realizado principalmente nas células do fígado e do rim.
Como é formado o Peroxissomo?
Estrutura dos Peroxissomos Os peroxissomos são pequenas estruturas em formato arredondado os quais estão envoltos por uma membrana lipoproteica. Em seu interior contém enzimas oxidases, responsáveis pela oxidação de substâncias.
O que são peroxissomos e como se reproduzem?
Os peroxissomos são organelas celulares que produzem enzimas digestivas, que são responsáveis pela catalisação do peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada (H2O2). Isso porque a água oxigenada é uma substância tóxica para a célula e a sua produção em excesso é prejudicial à saúde.
Como acontece a importação da catalase no Peroxissomo?
Essa reação resulta na produção de peróxido de hidrogênio (H2O2), uma substância oxidante muito prejudicial à célula, sendo imediatamente eliminada pela enzima catalase, também presente no interior dos peroxissomos. A catalase usa o oxigênio do H2O2, transformando em H2O, para oxidar diferentes substratos orgânicos.