Por que a dentina possui túbulos e canalículos?
Índice
- Por que a dentina possui túbulos e canalículos?
- Como se forma o ectomesênquima?
- Qual a importância dos odontoblastos para a polpa dentária?
- Qual é a parede do túbulo dentinário?
- Como funcionam os túbulos dentários?
- Quais são os diâmetros da dentina superficial?
- Por que a dentina e a polpa são diferentes?
![Por que a dentina possui túbulos e canalículos?](https://i.ytimg.com/vi/cynPf3ZHWyI/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBOCaAkEKQquDmDd5iqQEDWEB2Mig)
Por que a dentina possui túbulos e canalículos?
Os canalículos dentinários convergem para a polpa, porque a superfície da área da junção dentina-esmalte é maior. Isto resulta em uma concentração de substâncias que penetram muito mais em área próxima à polpa, do que na área da junção amelo-dentinária.
Como se forma o ectomesênquima?
Ectomesênquima é um mesênquima derivado das células das cristas neurais que migram para a cavidade oral. Seu nome se deve ao fato de que essas células se originam do ectoderma, mas formam um tecido conjuntivo frouxo e estão localizadas no tecido derivado do mesoderma.
Qual a importância dos odontoblastos para a polpa dentária?
Os odontoblastos, células presentes na superfície pulpar, são responsáveis pela formação da dentina e também fazem parte da sua estrutura. A íntima relação entre estes dois tecidos permite denominá-los de complexo dentina-polpa ou dentino-pulpar.
Qual é a parede do túbulo dentinário?
É a dentina que constitui a parede do túbulo, e caracteriza-se pelo seu elevado conteúdo mineral (90%). Nos dentes recém irrompidos, está ausente na porção da dentina mais imediata à polpa, e também pode, dependendo da idade do dente, chegar a obliterar os túbulos dentinários.
Como funcionam os túbulos dentários?
Estas células são alongadas e deposita a matriz orgânica apenas sobre a superfície dentinária. Cada célula desta possui ramificações apicais que penetram em toda a dentina. Estes prolongamentos vão se tornando mais longos à medida que a dentina vai ficando mais espessa, ocupando os denominados túbulos dentários.
Quais são os diâmetros da dentina superficial?
Onde próximo à junção amelodentinária apresenta, em média, 10.000 túbulos mm 2, na porção média, 30.000 túbulos mm 2 e, próximo à polpa, 50.000 túbulos mm 2 (Figuras 9 e 10). Em relação aos diâmetros são de 0,87 m m próximo à junção amelodentinária e de 2,5 m m próximo da polpa. Figura 9. Dentina superficial Figura 10. Dentina profunda
Por que a dentina e a polpa são diferentes?
Embora a dentina e a polpa sejam tecidos histologicamente distintos, normalmente são consideradas como uma única entidade. Isto ocorre porque estes tecidos estão intimamente relacionados, devido à estrutura tubular da dentina.