Quais são as fontes de radicais livres?

Índice

Quais são as fontes de radicais livres?

Quais são as fontes de radicais livres?

Fontes externas, como a radiação UV (6), tabagismo, poluentes, drogas, dietas excessivamente calóricas, excesso de exercícios físicos, pesticidas e solventes industriais, também podem induzir a formação de radicais livres (2).

Como funcionam os radicais livres?

Em 1996, ela deu início ao projeto temático Espécies Reativas em Oxigênio, Nitrogênio e Metais de Transição: Interações e Relevância em Processos Fisiológicos e Patológicos, que objetiva a compreensão de como os radicais livres são formados in vivo e como exercem seus efeitos, sejam os fisiológicos (bons) ou os deletérios.

Quais fatores podem contribuir para a formação de radicais livres?

Além dos processos metabólicos provenientes da respiração aeróbica, fatores externos podem contribuir para a formação de radicais livres nos organismos.Dentre eles podemos citar a poluição ambiental, a radiação ultravioleta, resíduos de pesticidas e substâncias presentes em alimentos e bebidas como aditivos químicos, conservantes e hormônios.

Como os radicais livres podem promover o crescimento das células?

“De fato, os radicais livres, além de lesar o DNA, poderiam promover o crescimento anômalo das células, por meio de seus produtos de reação com RNA”, conclui a pesquisadora. O projeto temático coordenado por Ohara Augusto recebeu apoio da FAPESP no valor de US$ 228 mil e deve ser concluído em 1999.

Será que os radicais livres são nocivos para a saúde humana?

O excesso de radicais livres no organismo pode ter efeitos muito nocivos sobre a saúde humana. Serão os radicais livres nocivos para o organismo humano? Os radicais livres existem naturalmente no nosso organismo e, dentro dos índices regulares, estes não são perigosos para a saúde.

Postagens relacionadas: