Em que consiste Os ácidos graxos?

Índice

Em que consiste Os ácidos graxos?

Em que consiste Os ácidos graxos?

Os ácidos graxos são compostos orgânicos que possuem apenas um grupo carboxila em uma de suas extremidades (são monocarboxílicos), de cadeias abertas, longas, com 4 a 22 átomos de carbono (geralmente um número par), que podem ser saturadas ou insaturadas.

Qual a estrutura dos ácidos graxos?

Na estrutura molecular dos ácidos graxos ocorrem ligações simples e ligações duplas de átomos de carbono e, juntamente com o oxigênio (O), a hidroxila (OH) e o grupo carboxila (–COOH) nas extremidades, formam a fórmula estrutural dos mesmos.

Como se representam simbolicamente os ácidos graxos?

Ácido Graxo é um ácido carboxílico (COOH) de cadeia alifática. Estes ácidos são produzidos quando as gorduras são quebradas. ... Os ácidos graxos podem se apresentar na forma saturada (onde os carbonos apresentam ligações simples) ou não-saturada (com uma ou mais ligações duplas).

Qual a importância dos ácidos graxos?

A importância destes ácidos graxos está na sua capacidade de se transformar em substâncias biologicamente mais ativas, com funções especiais no equilíbrio homeostático, e em componente estrutural das membranas celulares e do tecido cerebral e nervoso.

Como os ácidos graxos são encontrados no organismo?

São normalmente encontrados na forma líquida (óleo) e em produtos de origem vegetal, exceto para os óleos de peixe, que também são ricos em ácidos graxos insaturados, apesar de serem produtos de origem animal. Contêm uma ou mais ligações duplas na cadeia.

Qual a importância dos ácidos graxos no organismo?

A importância destes ácidos graxos está na sua capacidade de se transformar em substâncias biologicamente mais ativas, com funções especiais no equilíbrio homeostático, e em componente estrutural das membranas celulares e do tecido cerebral e nervoso.

Qual é a importância do ácido graxo?

Os ácidos graxos fazem parte da classe lipídica, amplamente difundida na natureza, alimentos e organismos, sendo um importante constituinte da membrana celular. Eles têm importantes funções biológicas, papéis estruturais e funcionais, e representam uma fonte de energia fundamental para o corpo humano.

Quais são as estruturas dos ácidos graxos?

Na figura acima, estão representadas as estruturas dos 3 tipos de triglicerídeos: saturado (ligação simples), monoinsaturado (uma ligação dupla) e poliinsaturado (duas ligações duplas). há ácidos graxos que contém apenas 1 carbono, como é o caso do ácido fórmico.

Por que o Al pode ser transformado em ácidos graxos?

Uma vez ingerido, o AL pode ser transformado em outros ácidos graxos do conjunto. O mais importante é o acido araquidônico (AA). Este também pode ser obtido diretamente por meio da alimentação, pois é encontrado em carnes e na gema do ovo. O principal representante deste grupo é o ácido oleico.

Qual o número de ácidos graxos?

De acordo com o número de átomos de carbono, os ácidos graxos podem ser classificados como (HORNSTRA, 2001): a) ácido graxo de cadeia curta (4 - 6 carbonos); b) ácido graxo de cadeia média (8 - 12 carbonos); c) ácido graxo de cadeia longa (14 - 18 carbonos); d) ácido graxo de cadeia muito longa (20 carbonos ou mais).

Por que os ácidos graxos são degradados?

Segundo, nestes tecidos, os ácidos graxos tem que ser ativados e transportados para dentro das mitocôndrias, para degradação. Terceiro, os ácidos graxos são degradados de uma maneira etapa a etapa até acetil CoA, que a seguir é processada pelo ciclo do ácido cítrico.

Postagens relacionadas: