Como é formado um espectro de absorção?

Índice

Como é formado um espectro de absorção?

Como é formado um espectro de absorção?

Espectro de absorção é o espectro constituído por um conjunto de riscas ou bandas negras, que se obtém num espectroscópio quando se faz passar a luz proveniente de uma fonte luminosa - a qual fornece um espectro contínuo - através de um gás.

O que são linhas de absorção?

As linhas de absorção coincidem com as transições atômicas possíveis de ocorrer a uma dada temperatura, e por este motivo são indicadores precisos da composição química, pressão e temperatura do meio absorvedor.

Quais são os espectros de absorção?

Esses tipos de espectros são denominados espectros de absorção. Baseado nessas observações, Kirchhoff criou três Leis para a Espectroscopia, que são: 1) Um corpo opaco quente, em qualquer dos três estados físicos, emite um espectro contínuo.

Quais são os espectros de absorção do Sol?

O Sol emite luzes de todas as cores, do vermelho ao violeta, porém, ao passar pela atmosfera terrestre, os gases presentes absorvem a luz do Sol exatamente nas cores que emitem. Esses tipos de espectros são denominados espectros de absorção.

Qual a relação entre emissão e absorção?

Em 1860, Kirchhoff estabeleceu a relação entre emissão e absorção e enunciou a seguinte lei: “Em condições especiais, todos os corpos podem absorver radiações que eles são capazes de emitir”.

Qual foi o conceito da espectrometria de absorção atômica?

Dessa forma, Walsh propôs o conceito da espectrometria de absorção atômica (AAS) e montou o primeiro protótipo de um espectrômetro de absorção atômica.

Postagens relacionadas: