Quais os 3 tipos morfológicos das esponjas?

Índice

Quais os 3 tipos morfológicos das esponjas?

Quais os 3 tipos morfológicos das esponjas?

Tipos e Classificação

  • Áscon - São as esponjas mais simples. Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo.
  • Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato.
  • Lêucon - É a forma mais complexa.

Como são classificadas as esponjas quanto à distribuição de seus canais?

Nas esponjas do tipo sicon, a parede do corpo é formada por projeções em forma de dedos. Identificam-se dois tipos de canais: os inalantes e os radiais. A água penetra pelas camadas radiais, indo para a espongiocela. Os canais radiais são revestidos internamente por coanócitos.

O que são Ascon?

Áscon é um tipo de porífero Não possuem tecidos nem órgãos verdadeiros. Existem três gêneros de poríferos: áscon, sycon e leucon. Assim como as outras esponjas do mar, os poríferos do gênero áscon possuem como estruturas básicas os poros, um átrio e um ósculo.

Quais são os tipos anatômicos dos poríferos?

Poríferos

  • Os poríferos são animais sésseis, fixando-se sobre rochas, conchas, etc. ...
  • Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.
  • O tipo ascon é o mias simples.

Qual a ordem dos Poriferos?

Tais animais pertencem à Ordem Haplosclerida, sendo divididos em seis Famílias: a Spongillidae, Potamolepidae, Lubomirskiidae, Malawispongiidae, Metaniidae e Metschnikowiidae; contendo 44 gêneros.

Como é a reprodução assexuada e sexuada das esponjas?

Se uma esponja for partida em pedaços, cada pedaço poderá dar origem a uma nova esponja. Sexuada. Neste caso, quando os espermatozoides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino).

Porque algumas esponjas apresentam simetria radial?

Os poríferos apresentam simetria radial. ... Os poros comunicam o meio interno com canais que percorrem o corpo da esponja. Esses canais, por sua vez, abrem-se no átrio (ou espongiocele) , uma cavidade interna. Não se trata de uma cavidade digestiva, uma vez que não ocorrem processos digestivos em seu interior.

Quais são as espécies de esponjas?

Compreende-se que se tenha mais de 10.000 espécies de esponjas por todo o mundo. E só no cenário brasileiro, mais de 300 espécies. Grande parte das espécies de esponjas vivem em ambientes marinhos, poucas em água doce. Sendo assim, são localizadas presas no fundo do mar, na areia, em rochas e conchas.

Quais são as esponjas mais complexas?

1 Áscon Áscon são as esponjas mais simples, tendo aparência similar a cilindros ocos. Eles possuem uma abertura na extremidade superior, denominada ósculo. ... 2 Sícon As siconoides, ou simplesmente sícon, são esponjas mais complexas. ... 3 Lêucon

Qual a morfologia de uma esponja?

Analisando a morfologia de uma esponja, é possível classificá-la em três tipos básicos de organização. O tipo mais simples de esponja, o qual apresenta o corpo cilindro, ereto e com uma cavidade central, recebe qual nome? Quando analisamos uma esponja, é possível observar diferentes organizações.

Por que as esponjas são desempenhadas?

Em razão da ausência de órgãos ou tecidos especializados, as funções fisiológicas são desempenhadas independentemente pelas células. Por isso, as esponjas poderiam ser consideradas simples agregados ou amontoados de células, cuja forma e simetria são difíceis de serem definidas, ainda que exista uma pequena divisão de trabalho entre as células.

Postagens relacionadas: