Como são nomeados os compostos iônicos?

Índice

Como são nomeados os compostos iônicos?

Como são nomeados os compostos iônicos?

Os compostos iônicos são nomeados com o ânion primeiro, e depois o cátion. Entretanto, o oposto deve ocorrer quando escrevemos suas fórmulas químicas (primeiro o cátion, e depois o ânion). Os compostos iônicos devem ser eletricamente neutros.

O que acontece com o átomo para que ele se torne um íon positivo é um íon negativo?

Resumindo: Íons são átomos que perdem ou ganham elétrons durante reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion (íon negativo): átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. ... Cátion (íon positivo): átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.

Quais são os exemplos de ânions?

Alguns exemplos de ânions: Um átomo de cloro (17Cl35) eletricamente neutro possui 17 prótons, 17 elétrons e 18 nêutrons (n = A – Z = 35 – 17 = 18). A carga elétrica desse átomo é +17 – 17 = 0. Ao ganhar 1 elétrons, ele transforma-se no ânion cloreto (Cl-), passando a possuir 17 prótons, 18 elétrons e 18 nêutrons.

Quais são os tipos de íons?

Cátions e ânions são tipos de íons, ou seja, átomos que ganharam ou perderam elétrons através de ligações químicas. Um átomo que possui o mesmo número de prótons (carga positiva) e elétrons (carga negativa) é considerado eletricamente neutro. Quando esse átomo aceita ou transfere elétrons, ele passa a ser chamado de íon que, por sua vez, pode ser:

Quais são as combinações possíveis entre os íons?

Lembre a eles que as cargas positivas e negativas são iguais em compostos. 2) Pergunte aos alunos, dando um minuto para que esbocem no papel, quais as combinações possíveis entre os íons Na+, K+, Cl- e Br-. São 4 combinações (sempre cátion com ânion). 3) Pergunte aos alunos quais as combinações possíveis com os íons Na+, K+ e SO 42-.

Por que os íons se unem e dão origem a novos compostos?

Sendo assim, é por esse motivo que os íons se unem e dão origem a novos compostos, já que eles se atraem e buscam a estabilidade eletrônica. Um bom exemplo é o cátion Na + e o ânion Cl − , que se atraem e, ao alcançarem o equilíbrio das cargas, formam o sal (NaCl – cloreto de sódio).

Postagens relacionadas: