Como são obtidos e processados os dados do SIM?
Como são obtidos e processados os dados do SIM?
Como são obtidos e processados os dados do SIM Nas Secretarias Municipais de Saúde ( SMS ), as Declarações de Óbito são digitadas, processadas, criticadas e consolidadas no SIM local.
Como acessar os dados do SIM?
Acesse a página de download de dados do DATASUS, como descrito acima. Escolha “SIM” no menu interno da página e clique em “Acesse o SIM” para chegar à página de transferência (link direto).
Quem pode ter acesso ao Datasus?
Com ele, profissionais, pesquisadores e toda a sociedade civil têm acesso às informações sobre a saúde pública e privada em território nacional de maneira centralizada e simplificada, a fim de estabelecer tabulações, estatísticas, gráficos e outras finalidades.
Quais são as atribuições do sim?
Suas atribuições são cumpridas pela Coordenação Geral de Análise de Informações em Saúde (CGAIS). Em 1999, passou a ser utilizada uma nova versão do SIM, para a qual foi desenhada uma nova Declaração de Óbito (DO) e desenvolvida uma nova versão do aplicativo informatizado para seu tratamento.
Quais são os registros do sistema sim?
Os registros são oriundos do sistema SIM, contendo dados socioeconômicos, local de residência e ocorrência, óbitos fetais e não fetais, condições e causas do óbito, e informações de causas externas.
Qual a importância do sim na gestão da Saúde?
Com a finalidade de reunir dados quantitativos e qualitativos sobre óbitos ocorridos no Brasil, o SIM é considerado uma importante ferramenta de gestão na área da saúde que subsidiam a tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. No nível federal, sua gestão está afeta à Secretaria de Vigilância à Saúde.
Quais são os resultados esperados com o sim?
A redução da mortalidade por causas preveníveis ou evitáveis e a consequente melhoria na qualidade dos dados captados pelo SIM, inclusive em relação à ausência ou má definição de causas mortis são alguns dos resultados esperados com o uso desse sistema.