O que são métodos de classificação do solo?

O que são métodos de classificação do solo?
A classificação de um solo é obtida a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam. Estas características são indispensáveis para definir os horizontes diagnósticos no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). ...
Qual é a classificação do solo?
No primeiro nível categórico eles são denominados de classes, e são classificados em: Latossolos, Argissolos, Neossolos, Nitossolos, Cambissolos, Plintossolos, Gleissolos, Espodossolos, Vertissolos, Planossolos, Luvissolos, Organossolos e Chernossolos, cada um com características e potencialidades diferentes.
Como fazer a classificação do solo?
A classificação de um solo se inicia com a descrição do seu perfil representativo, ou seja, descrição de características identificadas no campo (características morfológicas) e coleta de material para análises de laboratório, que estão relacionadas à sua gênese e pela descrição da paisagem que ele ocupa no ecossistema.
Qual a textura de um solo?
Consiste num material não consolidado , mineral ou orgânico, que existente à superfície da terra e que serve de meio natural para o crescimento das plantas. A textura corresponde a uma das propriedades físicas de um solo e corresponde à proporção em que se encontram no solo os seus constituintes (e que têm interesse agrícola).
Como os solos são classificados?
Os solos são classificados de diversas formas, como quanto à textura e à presença de areia ou argila em sua composição, e esta é influenciada pelos elementos presentes neles.
Qual a desvantagem de um solo com textura argilosa?
No entanto, possui a desvantagem de apresentar um solo com uma fraca circulação do ar, infiltração de água e penetração de raios solares. Os solos com textura argilosa são caracterizados por encharcarem com relativa facilidade no Inverno e tornarem-se excessivamente secos no Verão.
Qual a classificação secundária do solo?
A amostra possui mais que 12% de finos na composição: nesse caso, a classificação secundária será correlacionada com o posicionamento do solo na Carta de Plasticidade, que será a apresentada à frete. Por exemplo, para essa situação o solo pode ser SM (areia siltosa) ou GC (pedregulho argiloso), entre outros.