O que é um lipídio simples?

Índice

O que é um lipídio simples?

O que é um lipídio simples?

Os lipídios simples ou ternários são compostos apenas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Já os lipídios complexos ou compostos, além de possuírem os átomos presentes nos lipídios simples, apresentam átomos de outros elementos, como o fósforo.

Onde podemos encontrar lipídios simples e compostos?

Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), que são encontrados nos alimentos tanto de origem vegetal quanto animal, como nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.

São exemplos de lipídios Saponificáveis?

Exemplos de lipídios saponificáveis Devido à sua abundância, os exemplos mais reconhecidos de lipídios saponificáveis ​​são os fosfolipídios. Os fosfolípidos são fosfatidilcolina, fosfatidilserina, fosfatidiletanolamina e fosfatidilinositol, por exemplo.

Como os lipídios são compostos?

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes ), isolante ...

Qual a principal característica dos lipídios?

Sua principal característica é a insolubilidade em água, devido a sua estrutura química. Mas são solúveis em solventes orgânicos como éter, acetona, álcool, etc. Os lipídios apresentam em comum na sua composição serem compostos por carbono , hidrogênio e oxigênio .

Como são ingeridos os lipídios?

Os lipídios são ingeridos através de alimentos como laticínios, óleos, peixes, nozes, entre outros. Uma vez dentro do corpo, os lipídios cumprem funções muito importantes, como a proteção das células através da membrana biológica, que cobre essas células com uma camada protetora, que as separa de seu ambiente.

Quais são os lípidos simples?

Os lípidos simples são aqueles cuja composição envolvida oxigénio, carbono e hidrogénio. Sua estrutura é composta de álcool e um ou mais ácidos graxos. Os lipídios são ingeridos através de alimentos como laticínios, óleos, peixes, nozes, entre outros.

Postagens relacionadas: