Quais são as principais características do musgo?
Quais são as principais características do musgo?
Os musgos constituem a maior parte das plantas briófitas. São plantas de pequeno porte e de estrutura simples, eles não apresentam vasos condutores, flores e sementes. Os musgos podem ser encontrados em quase todas as partes do mundo, até mesmo nas regiões congeladas.
Onde podemos encontrar os musgos?
Os musgos ocorrem sobre os mais variados tipos de substrato, como troncos e ramos de árvores (corticícolas), folhas (epífilas), troncos em decomposição (epíxilas), solo (terrícolas) ou rochas (rupícolas), geralmente em locais húmidos, já que são dependentes da água para a reprodução.
Quais são os grupos de musgos?
Os musgos distribuem-se por três grupos distintos, os briideos (Bryidae), esfagnídeos (Sphangnidae) e andreídeos (Andreaeidae). Os musgos foram as primeiras plantas verdes a adaptar-se à terra firme, pelo que filogeneticamente são muito antigos. Os primeiros musgos fósseis são do Pérmico e são muito semelhantes aos atuais.
Por que os musgos são pequenos?
No corpo do musgo não existem órgãos especializados para a absorção de água ou mesmo para transportá-la para partes mais distantes da planta. Essa condição limita o seu crescimento. Por isso, os musgos são sempre pequenos e baixos.
Quais são os usos tradicionais de musgos?
Entre os usos tradicionais de musgos estão o uso como isolamento térmico em estruturas e vestuário e a utilização da sua capacidade de absorver líquidos, que no esfagno ultrapassa as 20 vezes o peso seco da planta. Ciclo de vida de um musgo típico ( Polytrichum commune ).
Quais são os habitats dos musgos?
Os musgos podem ser encontrados em quase todas as partes do mundo, até mesmo nas regiões congeladas. Os musgos vivem em ambientes úmidos e sombreados. Eles podem crescer sob diferentes substratos como o solo, rochas, troncos de árvores e até mesmo em paredes. Algumas espécies de musgos formam verdadeiros tapetes verdes, cobrindo grandes áreas.