Como é o exame de cintilografia?
Índice
- Como é o exame de cintilografia?
- Como são feitos os exames de medicina nuclear?
- Como ocorre o procedimento de aquisição de imagem em medicina nuclear?
- Qual o material utilizado na medicina nuclear?
- Como é denominada essa forma de aquisição de imagens de medicina nuclear?
- Quais são os tipos de cintilografia?
- Quais são os riscos da cintilografia?
- Qual a diferença entre a cintilografia e a radiografia?
- Qual a fisiologia da cintilografia?
Como é o exame de cintilografia?
É um exame de imagem da medicina nuclear que utiliza doses mínimas de substâncias radioativas no diagnóstico de diversas patologias. O exame é realizado através de aplicação intravenosa ou oral de radiofármaco no paciente.
Como são feitos os exames de medicina nuclear?
O exame utiliza isótopos radioativos para obter o diagnóstico de várias doenças. Por meio da administração desses medicamentos (via oral ou injetável), é possível identificar o funcionamento de diferentes órgãos e sistemas do corpo. E ainda, é possível detectar e tratar alguns tipos de tumores.
Como ocorre o procedimento de aquisição de imagem em medicina nuclear?
Para que isso aconteça, é necessário que compostos radioativos sejam administrados ao paciente antes do exame, por via oral ou intravenosa, por exemplo. Durante o exame, o equipamento de cintilografia detecta a radiação (raios gama) emitida pelas diversas estruturas e órgãos do corpo humano, gerando as imagens.
Qual o material utilizado na medicina nuclear?
Para fins diagnósticos, os radioisótopos mais comumente empregados na medicina nuclear são o tecnécio-99 (marcação de diversas moléculas carreadoras) e o iodo-131 (avaliação de doenças na tireoide e tratamento de câncer na tireoide), e com menor frequência o gálio-67 (atualmente mais utilizado para avaliação de ...
Como é denominada essa forma de aquisição de imagens de medicina nuclear?
Atualmente, é crescente a aceitação e utilização da Medicina Nuclear onde encontramos a Tomografia por emissão de pósitrons (PET, acrônimo do inglês Positron Emission Tomography).
Quais são os tipos de cintilografia?
Além da cintilografia óssea, existem outros tipos de cintilografia realizadas em diferentes órgãos do corpo, para identificar diversas doenças. Confira mais em Cintilografia .
Quais são os riscos da cintilografia?
Apesar da utilização de radiofármacos (o que pode assustar muitas pessoas), a cintilografia é um exame bastante seguro. Mesmo assim, como em todo procedimento médico, existem alguns riscos. Durante a fase de estresse, o paciente pode sentir dores no peito, falta de ar e palpitações.
Qual a diferença entre a cintilografia e a radiografia?
Outra diferença é que a cintilografia é mais eficaz para ajudar a detectar doenças. É mais provável que a radiografia revele os efeitos que ocorreram como resultado de uma doença. A cintilografia avalia a fisiologia, que pode permitir que uma doença seja detectada antes de causar os tipos de alterações que apareceriam em um raio-x.
Qual a fisiologia da cintilografia?
A cintilografia avalia a fisiologia, que pode permitir que uma doença seja detectada antes de causar os tipos de alterações que apareceriam em um raio-x. A cintilografia também permite que mudanças que ocorrem durante a doença sejam rastreadas. Este procedimento de medicina nuclear geralmente envolve um período de isolamento para o paciente.