Como são produzidos os bonecos gigantes de Olinda?

Índice

Como são produzidos os bonecos gigantes de Olinda?

Como são produzidos os bonecos gigantes de Olinda?

Características dos bonecos gigantes Inicialmente tinham o corpo feito em madeira e a cabeça em papel machê, atualmente são feitos em fibra. O processo começa com a modelagem em argila baseada em fotos para captarem as feições dos homenageados. A partir desse molde vem o uso do gesso e depois a finalização em fibra.

Como são chamados os bonecos gigantes?

Bonecos de Olinda são bonecos gigantes originados na cidade de Olinda e usados em eventos festivos como o Carnaval de Pernambuco. São feitos de tecido, isopor, papel, madeira, fibra de vidro e alumínio.

Qual a história dos Bonecos Gigantes de Pernambuco?

Embaixada de Pernambuco - Bonecos Gigantes de Olinda - História dos Bonecos Gigantes ::. Os Bonecos Gigantes surgem na Europa, provavelmente na Idade Média, sob a influência dos mitos pagãos escondidos pelos temores da Inquisição. Chegam em Pernambuco através da pequena cidade de Belém do São Francisco no sertão do estado.

Qual a altura dos bonecos gigantes?

Os bonecos gigantes têm entre 3,5m e 4m de altura e pesam entre 15kg e 20kg. São carregados pelos bonequeiros que apoiam na cabeça a estrutura estofada que fica no corpo do boneco. Há uma abertura na frente que serve tanto para dar visão ao bonequeiro como para ele respirar.

Como começou a tradição dos bonecos gigantes?

A tradição dos bonecos gigantes iniciada em Belém do São Francisco ganhou as ladeiras de Olinda em 1931, com a criação do boneco Homem da Meia Noite.

Como é feita a produção de bonecos?

A produção é feita por intermédio do uso de madeira e papel machê. O corpo apresenta um tecido, ao passo que a cabeça deve passar por um processo em que é esculpido. Para que o manipulador possa movimentá-lo, utiliza-se a técnica de luva cruzada. Boneco que o manipulador calça na mão, como os mamulengos.

Postagens relacionadas: