Como é pago um precatório?

Índice

Como é pago um precatório?

Como é pago um precatório?

O precatório é pago com base na ordem cronológica (“número de ordem”) de cadastro da requisição junto à Presidência do Tribunal a que o processo está vinculado (“número de processo de precatório”). Esta ordem é controlada por meio de listas disponibilizadas pelo próprio Tribunal (art. 100, §§ 6º e 7º, Constituição).

Como saber o valor atualizado do precatório?

Para saber o valor do seu Precatório, é preciso fazer a consulta na seção judiciária do órgão público que possui a dívida. Todos os Precatórios referentes a órgãos federais são lançados nos Tribunais Federais. No Brasil eles são divididos em 5 regiões diferentes, cada uma contendo uma reunião de estados.

Quando devem ser pagos os precatórios?

Precatórios estaduais, federais e municipais, pendentes até 25 de março de 2015 e os que tem data de vencimento até 31 de dezembro de 2020, deverão ser pagos até 2020, em regime especial. Outra decisão foi a redução no prazo para pagamento de Precatórios.

Qual o status do pagamento de precatórios?

Você sabia que no site do Tribunal de Justiça é possível visualizar o status do pagamento de Precatórios? Lá estão disponibilizadas as informações sobre o cadastramento e o pagamento dos títulos. Entretanto, nem tudo é tão simples e esse status gera muita dúvida e confusão.

Como os precatórios podem ser utilizados?

Não bastasse ser um ótimo tipo investimento, os precatórios também podem ser utilizados para para compensar débitos tributários de alguns entes públicos. Para isso, é necessário verificar se o ente público tem lei que permita a referida compensação e verificar quais os requisitos.

Qual a diferença entre os precatórios parcelados?

Uma das alterações introduzidas pela EC estabelece que, a partir dos precatórios incluídos na proposta orçamentária de 2011, incidirá o índice oficial de remuneração básica da caderneta de poupança (TR – Taxa Referencial), com acréscimo de juros de 6% a.a. aos precatórios parcelados a partir da segunda parcela.

Postagens relacionadas: