O que é uma junta fria?

Índice

O que é uma junta fria?

O que é uma junta fria?

A junta fria é formada pela interrupção do lançamento do concreto, além do tempo de início de pega. Requer precauções especiais para garantir, ao reiniciar-se o lançamento, a suficiente ligação do concreto pré-endurecido com o da nova concretagem.

Como tratar juntas frias?

Como resolver As chamadas “juntas frias” são comuns em emendas de lajes, visto que o concreto novo não adere ao antigo. Para evitar essa falha, use o tecbond MF quartzolit para promover a aderência deste novo concreto ao antigo. para detectar áreas não aderidas ou deterioradas.

O que são as juntas de concretagem?

SIGNIFICADO DE JUNTA DE CONCRETAGEM Qualquer interrupção do concreto com a finalidade de reduzir tensões internas que possam resultar em impedimentos a qualquer tipo de movimentação da estrutura, principalmente em decorrência de retração ou abaixamento da temperatura.

Como evitar ninhos de concretagem?

Para evitá-las, o importante é que a equipe de obra saiba montá-las, assegurando a estanqueidade. No lançamento do concreto de alturas a partir de 1,50 m, a ação deve ser particularmente criteriosa, caso contrário, os agregados graúdos, mais pesados, podem se instalar no fundo da fôrma, separados da argamassa.

Qual o material indicado para garantir ponte de aderência?

Traço indicado: 1 parte cimento Portland e 3 partes areia média (1:3). Aspergir com brocha sobre a superfície o composto adesivo diluído 1:2 sobre superfície umedecida com água e aplicar o chapisco com a água de amassamento na diluição 1:2.

Como tratar Junta de concretagem?

Como já falamos acima, a má vedação das juntas de concretagem permite a passagem de água sob pressão. Por isso, o tratamento, realizado ainda durante a construção da estrutura, é necessário. O tratamento inicial é feito por meio de marteletes ou jatos de alta pressão.

O que são juntas de dilatação para que servem?

As juntas de dilatação correspondem ao espaçamento deixado entre placas de concreto que compõem o revestimento, isso ocorre para que a expansão térmica seja possível, garantindo assim mais flexibilidade à obra, já que os materiais, seja concreto ou metal, dilatam com o calor e contraem com o frio.

Pode concretar viga de concreto em duas etapa?

A grande maioria das construtoras divide a concretagem da estrutura de concreto armado em duas etapas: Na primeira etapa são concretados somente os pilares (até a cota do fundo de viga). E após alguns dias de trabalho, concretam-se as vigas e lajes. ... Favorece a cura do concreto dos pilares.

O que causa ninhos de concretagem?

Um ninho de concretagem costuma aparecer, por exemplo, em locais onde o espaçamento da armadura é insuficiente e utilizam-se agregados graúdos. ... Hervé lembra que o tipo de vibrador, a intensidade e o tempo de vibração dependem fundamentalmente da dimensão dos agregados e da densidade da armação.

Como evitar a formação de juntas frias?

Este tipo de junta tem a vantagem de facilitar o adensamento do concreto, e por ficar na posição vertical não há o aparecimento de matérias, como a nata, que possam prejudicar a aderência do concreto novo. Os aditivos estabilizadores de hidratação do concreto são, hoje, uma boa ajuda para se evitar a formação de juntas frias planejadas.

Qual a diferença entre a Junta fria e a concretagem?

A junta fria é formada pela interrupção do lançamento do concreto, além do tempo de início de pega. Requer precauções especiais para garantir, ao reiniciar-se o lançamento, a suficiente ligação do concreto pré-endurecido com o da nova concretagem. A NBR 6118:2007, em seu Item 21.6 – Juntas de concretagem, estabelece:

Como funcionam as Juntas verticais?

As juntas podem ser feitas na vertical ou inclinadas, preferencialmente a 45º. As juntas verticais sempre ocorrem em interrupções planejadas, existindo uma fôrma no local exato onde deve ocorrer a suspensão da concretagem. As interrupções planejadas devem ser coincidentes com as juntas de dilatação (NBR 6118:2007).

Como fazer a compressa fria?

A compressa fria é muito fácil de fazer. Seja qual for a técnica escolhida, evite o contato direto do produto com a pele, visto que as temperaturas baixas podem causar queimaduras. O ideal é envolvê-lo com um pano fino, mantendo os benefícios e protegendo a pele.

Postagens relacionadas: