Qual é o lugar social do doente mental?

Índice

Qual é o lugar social do doente mental?

Qual é o lugar social do doente mental?

A grande maioria dos profissionais (72%) admite que o doente mental tem condição para o trabalho, mas com restrições. Mais uma vez, veladamente, os profissionais atribuem capacidade ao doente mental, agora para o trabalho, no entanto, este é mencionado apenas como ocupacional, artesanal e sem qualificação.

O que mudou nos Manicomios?

Foi a reforma psiquiátrica (Lei 10.216, de 2001), que teve como marca registrada o fechamento gradual de manicômios e hospícios que proliferavam país afora. A Lei Antimanicomial, que promoveu a reforma, tem como diretriz principal a internação do paciente somente se o tratamento fora do hospital se mostrar ineficaz.

Como eram tratados os deficientes mentais na antiguidade?

Na antigüidade pré-clássica, as doenças eram explicadas como resultantes da ação sobrenatural; a partir de 600 a.C., os filósofos gregos trouxeram a idéia organicista da loucura e até o começo da Idade Média o tratamento dispensado era de apoio e conforto aos doentes mentais.

Como eram os tratamentos psiquiatricos antigamente e hoje?

Os tratamentos utilizados nos manicômios do século XIX incluíam o coma induzido e a lobotomia, por exemplo. Foi somente na primeira metade do século XXque essa situação começou a mudar, com o advento da psicofarmacologia.

Quais são os medicamentos específicos para doenças mentais?

Os medicamentos específicos para doenças mentais revolucionaram os tratamentos, sendo um fator determinante na diminuição de manicômios no mundo todo. Nasceu a possibilidade de o paciente receber um tratamento psiquiátrico por tempo limitado, em vez de permanecer em uma instituição a vida toda.

Quando ele foi excluído da lista de distúrbios mentais?

Só em 1990 ele foi excluído da lista de distúrbios mentais. “Em linhas gerais, podemos dizer que tudo aquilo que foge dos padrões mais aceitos dentro de uma sociedade é considerado loucura”, explica a médica Maria Tavares Cavalcanti, diretora do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qual a melhor abordagem terapêutica para a doença mental?

Grande parte dos estudos sugere que, para transtornos de saúde mental importantes, uma abordagem terapêutica que contemple tanto medicamentos como psicoterapia é mais eficaz do que qualquer um dos métodos de tratamento utilizados isoladamente. Os psiquiatras não são os únicos profissionais de saúde mental preparados para tratar a doença mental.

Quais os tratamentos utilizados nos manicômios?

Contudo, o internamento permanente dos pacientes continuou sendo praticado; mesmo com tratamentos, o estigma do termo “doente” seguia afastando essas pessoas de suas famílias e indicava algo tão perigoso quanto “louco”. Os tratamentos utilizados nos manicômios do século XIX incluíam o coma induzido e a lobotomia, por exemplo.

Postagens relacionadas: