O que compõe o Ativo Imobilizado?

Índice

O que compõe o Ativo Imobilizado?

O que compõe o Ativo Imobilizado?

O que é o ativo imobilizado? Todos aqueles bens que uma empresa possui e que são essenciais para o seu funcionamento e manutenção formam o ativo imobilizado da companhia. São ativos considerados tangíveis, ou seja, físicos, como veículos, terrenos, imóveis ou maquinário de indústria.

O que é manutenção de imobilizado?

Segundo o citado professor, “manutenção de bens do Ativo Imobilizado refere-se a serviços de manutenção preventiva ou corretiva com troca de peças, tais como revisão sistemática e periódica do bem, na qual são feitas limpeza, lubrificação, substituição de peças desgastadas etc.

O que é imobilizado de uso?

No Imobilizado de Uso são contabilizados os bens necessários ao desenvolvimento do objeto social da empresa, tais como imóveis, móveis e utensílios, instalações, máquinas e equipamentos, veículos automotores terrestres, aéreos, marítimos e ferroviários, entre outros.

O que não pode ser considerado como ativo imobilizado?

O que não pode ser considerado como ativo imobilizado Imóveis e terrenos mantidos por uma entidade para obter renda não podem ser considerados como ativo imobilizado. Eles são regulamentados pelo CPC 28 e devem ser classificados no balanço da empresa como propriedade para investimento.

O que compõe o custo de um imobilizado?

O custo de aquisição de um bem do imobilizado compreende preço de compra, inclusive impostos de importação e impostos não-recuperáveis sobre a compra, bem como de custos para instalar e colocar o ativo em condições operacionais para ser usado.

Quais são os tipos de manutenção de ativos imobilizados?

Manutenção de Bens do Ativo Imobilizado Referem-se a serviços de manutenção preventiva ou corretiva com troca de peças tais como revisão sistemática e periódica do bem, na qual são feitas limpeza, lubrificação, substituição de peças desgastadas etc.

O que se enquadra em móveis e utensilios?

Móveis e utensílios: são os móveis e utensílios usados na companhia, como por exemplo, as mesas e cadeiras da sala da administração de uma empresa, os utensílios de uma empresa de restaurante (garfos, facas, pratos, colheres), entre outros.

Quais são os custos do ativo imobilizado?

Esses custos incluem custos incorridos inicialmente para adquirir ou construir um item do ativo imobilizado e os custos incorridos posteriormente para renová-lo, substituir suas partes, ou dar manutenção ao mesmo. As peças de reposição e os equipamentos auxiliares são, segundo a norma, contabilizados no ativo circulante da entidade.

Qual a função do imóvel imobilizado?

CPC 27 - IMOBILIZADO Ativo Imobilizado é o item tangível que: a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos ; e b) se espera utilizar por mais de um exercício. Mudanças no Imobilizado

Quais são as benfeitorias do ativo imobilizado?

Dando continuidade a série de artigos sobre classificações de gastos com manutenção, benfeitorias, consertos e reformas dos bens do ativo imobilizado, neste artigo serão abordadas as diferenças entre Manutenção e Reparos. Aproveite e confira também o primeiro artigo da série: O que é Benfeitoria? Benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias.

Quais são os custos de manutenção de item imobilizado?

REPAROS, CONSERVAÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO DE PARTES E PEÇAS DE BENS DO ATIVO IMOBILIZADO Os custos de manutenção diária de item do imobilizado que incluem, principalmente, mão-de-obra, bens de consumo e pequenas peças devem ser reconhecidos no resultado quando incorridos.

Postagens relacionadas: