Como os carboidratos são classificados de exemplos?
Como os carboidratos são classificados de exemplos?
Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite).
O que são e para que servem os carboidratos?
Os carboidratos, também conhecidos por hidratos de carbono ou sacarídeos, são moléculas com uma estrutura composta por carbono, oxigênio e hidrogênio, cuja principal função é a de proporcionar energia ao organismo, já que 1 grama de carboidrato corresponde a 4 Kcal, constituindo cerca de 50 a 60 % da dieta.
Como os carboidratos atuam no organismo?
Vale destacar também que os carboidratos atuam como sinalizadores no organismo, participam da estrutura da parede celular, da estrutura do exoesqueleto de artrópodes e da formação dos ácidos nucleicos. Os carboidratos são encontrados, principalmente, em alimentos de origem vegetal.
Por que os carboidratos são encontrados apenas nos vegetais?
Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares, ... Com exceção do mel, os carboidratos são encontrados apenas nos vegetais.
Quais são os carboidratos mais abundantes na natureza?
Além da quitina, podemos citar como exemplos de polissacarídeos: Celulose: Componente principal da parede celular das células vegetais. É considerado o carboidrato mais abundante na natureza. Apesar de não ser digerida pelos seres humanos, a celulose é importante na dieta como fibra.
Posso falar em carboidratos?
Ao falar em carboidratos, muitas pessoas lembram-se apenas de alimentos, como pães, bolos, macarrão e doces. Entretanto, esses alimentos não são os únicos que contêm essas biomoléculas. Como sabemos, os vegetais realizam fotossíntese e armazenam carboidratos ao final desse processo como fonte de energia para a planta.