Como são secretadas as espículas das esponjas pelos Esclerocitos?

Índice

Como são secretadas as espículas das esponjas pelos Esclerocitos?

Como são secretadas as espículas das esponjas pelos Esclerocitos?

As espículas são secretadas pelos esclerócitos - células que estão contidas no meso-hilo (ou mesogleia). As espículas podem estar fixadas no meso-hilo compondo o esqueleto nas formas de monáxonas (possui 2 pontas), triáxonas (3 pontas), tetráxonas (4 pontas) e hexactinélidas (6 pontas).

O que é espículas Silicosas?

O esqueleto pode ser constituído por espículas calcárias ou silicosas, segregadas por células especiais - espongioblastos ou escleroblastos - da camada mediana ou mesênquima; por fibras de proteína (espongina), quimicamente relacionadas à queratina e ao colágeno; ou por uma combinação de espículas silicosas e espongina ...

O que é espículas?

Significado de Espícula substantivo feminino Pequena espiga. Nome dos corpúsculos siliciosos ou calcários que constituem o esqueleto das esponjas.

Qual é a função das espículas nas esponjas?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.

Quem forma as espículas?

Os esclerócitos produzem espículas via a formação de uma tríade de células. Esta tríade passa por mitose, criando seis esclerócitos. Aos pares, os esclerócitos segregam os minerais que criam as espículas.

Qual a função da célula espícula?

Espícula: célula que confere estruturação ao porífero. Amebócito: célula que confere a função de difusão de nutrientes para outras células. Coanócito: principal célula responsável pela filtração dos poríferos.

Qual a função das espículas virais?

Estrutura do envelope viral Muitos vírus também desenvolvem espiculas feitas de glicoproteína em seus envelopes que os ajudam a se fixar a superfícies celulares específicas. O envelope viral é uma cobertura membranosa frouxa que ocorre em alguns vírus de animais, raramente vírus de plantas e bactérias.

São células de revestimento achatadas que formam a pinacoderme?

Pinacócitos – células achatadas de revestimento da parte externa, formando uma espécie de epiderme designada pinacoderme (embora não seja um verdadeiro tecido);

Quais os tipos de espículas presentes no esqueleto da esponja?

Os tipos de espículas presentes no esqueleto da esponja são importantes caracteres para a identificação e classificação das espécies. Os formatos da espícula podem ser variados, possuindo, nas pontas, formato de: ganchos; arredondados; e pontiagudos como agulhas.

Como podem ser as espículas?

Também podem ser de espongina, uma proteína composta por uma rede de fibras proteicas elásticas anastomosadas, isto é, entrelaçadas e fusionadas entre si. As espículas apresentam diversas formas e são classificadas de acordo com seu tamanho.

Quais são as características das esponjas?

Características das Esponjas Os elementos esqueléticos das esponjas podem ser de dois tipos básicos: Fibras proteicas – formadas por uma proteína córnea designada espongina, uma substância insolúvel e resistente á digestão por enzimas proteolíticas.

Quais são os elementos esqueléticos das esponjas?

Os elementos esqueléticos das esponjas podem ser de dois tipos básicos: Fibras proteicas – formadas por uma proteína córnea designada espongina, uma substância insolúvel e resistente á digestão por enzimas proteolíticas. A espongina dispõe-se irregularmente no mesênquima; Espículas minerais– estes elementos podem ser ...

Postagens relacionadas: