Onde encontramos água própria para o consumo?
Onde encontramos água própria para o consumo?
As fontes de água potável podem ser encontradas na superfície, no subsolo, em reservatórios, em bicas e na água da chuva. Apesar de ser considerada própria para o consumo, esta água geralmente precisa passar por tratamento, o que garante que a população não corra riscos durante o processo de retirada e distribuição.
Qual a importância de consumir água tratada?
Consumir água tratada evita uma gama de doenças causadas por bactérias e micro organismos contaminantes. Além do tratamento adequado, que já acontece nas cidades com a distribuição encanada se faz necessária a filtração adequada.
Qual é a utilidade da água?
A água é utilizada para consumo dos seres vivos, higiene e limpeza, na agricultura através da irrigação, na indústria, e também para facilitar o trabalho humano, como nos casos da roda d'água, do monjolo, das máquinas a vapor, além da produção de energia elétrica.
Onde encontramos água potável?
Onde encontramos água potável? Cerca de 75% do planeta Terra é coberto de água, mas apenas 3% desse montante é potável, ou seja, própria para o consumo humano e sem substâncias tóxicas que ofereçam riscos de doenças por contaminação.
Será que a água potável pode ser consumida imediatamente?
Dependendo de onde seja extraída, a água potável pode ser consumida imediatamente, sem passar por processos de tratamento. No entanto, se seu manancial ou fonte não forem limpos e seguros, não podemos ingeri-la, pois ela pode provocar intoxicações ou problemas de saúde, como diarreias e vômitos, causados por micro-organismos.
Qual é o direito da água potável?
Não obstante, a água potável não é um direito fundamental, isto é, não está elencada na Constituição Federal de 1988 como tal. Apesar disso, é dever do Município e, em alguns casos, também do Estado, garantir o acesso à água potável por meio da prestação de serviço público de seu abastecimento regular.
Qual a maior vilã da água potável?
A poluição é a grande vilã da água potável, uma vez que os mananciais espalhados pelo mundo recebem uma grande quantidade de resíduos que contaminam a água e a tornam imprópria para consumo. Os maiores prejudicados são os habitantes de regiões subdesenvolvidas, que representam 50% da população mundial.