Como as pessoas se sentem quando a umidade do ar?
Como as pessoas se sentem quando a umidade do ar?
Podemos sentir na pele os efeitos da umidade relativa do ar nos dias muito quentes ou até mesmo em dias não tão quentes. Em dias nos quais a umidade relativa do ar está baixa, sentimos desconforto, nossa pele fica ressecada e também há o ressecamento da mucosa.
Quando a umidade é considerada alta?
A alta umidade relativa do ar — valores acima dos 70% — também traz malefício, como a sensação de calor extremo devido à dificuldade de evaporação do suor do corpo. Também são recomendadas algumas medidas para o combate aos danos causados pelo ar seco.
O que a baixa umidade do ar pode causar?
O ar muito seco dificulta a dispersão de gases poluentes, e também resseca as mucosas das vias aéreas o que facilita crises de asma e infecções virais e bacterianas. A desidratação decorrente da baixa umidade do ar deixa o sangue mais denso e também causa problemas oculares e alergia.
Quais as causas da umidade muito alta?
Consequências da Umidade Muito Alta. Quando a umidade do ar da casa é alta por um longo tempo e não há ventilação suficiente, isso pode causar problemas irritantes. Um fenômeno conhecido é o ar desagradável que se forma nos quartos úmidos e também o estofamento do móvel pode causar uma impressão úmida. Os seguintes problemas podem surgir:
Como aumentar a umidade do ar na casa?
A solução, pelo menos no nosso clima, não é aumentar a umidade do ar, mas sim ventilar melhor e baixar a temperatura (de preferência menos de 21 graus Celsius). Quanto mais alta a temperatura da casa, mais úmido é o ar. O ar quente pode reter mais vapor de água que o ar frio.
Quando ocorre a baixa umidade do ar?
A baixa umidade é quando a umidade relativa é menor que 30-40%. Como o ar contém relativamente pouca umidade, também é conhecido como ar seco. A baixa umidade do ar só ocorre em nosso clima no inverno.
Qual a umidade relativa do ar?
De uma forma simples, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) explica que a umidade relativa do ar é o quanto de água na forma de vapor há na atmosfera em relação ao total máximo que poderia existir na temperatura observada.