Como é feito o poço?

Índice

Como é feito o poço?

Como é feito o poço?

Em geologia, considera-se um poço a obra de captação de água subterrânea, feita por meio de escavação ou com o emprego de perfuratriz em um furo vertical. Em algumas regiões do nordeste do Brasil, quando cavado na rocha ou originado das cheias dos rios, denomina-se cacimba.

O que é necessário para fazer um poço artesiano?

Para perfurar um poço artesiano é preciso pedir uma licença de perfuração para os órgãos competentes, assim como para quem já tem um poço artesiano é preciso outorgar o mesmo, ou seja, regularizar o poço perante os órgãos que exigem a regularização.

Como é feita a perfuração de poços artesianos?

Dependendo do tipo e qualidade da rocha e da profundidade do poço, três principais métodos de perfuração podem ser utilizados:

  1. Percussivo: esse método usa dois mecanismos para fazer a perfuração. ...
  2. Rotopneumático: esse método também utiliza dois mecanismos. ...
  3. Rotativo: esse método é mais comum em rochas sedimentares.

É permitido fazer poço artesiano?

Sim, ter um poço artesiano é permitido por lei. Aliás, é possível construir qualquer tipo de poço – seja ele caipira, semi artesiano, ou artesiano – desde que você obtenha as autorizações necessárias.

Qual o preço para fazer um poço artesiano?

O valor dos projetos varia bastante. Em média, o valor cobrado no mercado é de R$ 500,00 por metro perfurado, aproximadamente.

Como os poços são perfurados?

Os poços artesianos são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra nos subsolos. De acordo com o geólogo, essa água possui melhor qualidade física, química e biológica, além de ser protegida da contaminação humana – não sendo necessário tratamento para o consumo.

Como fazer a perfuração do poço?

Perfuração. Quando o poço é perfurado, e no subsolo encontra-se areia, argila, ou pequenas rochas é preciso fazer um revestimento das paredes do poço, para que esse material não consolidado não acabe por se desagregar e ser expelido para a superfície ou até mesmo entupir o poço.

Qual a vida útil do poço artesiano?

O poço artesiano tem vazão de água até mil vezes superior que o comum: 2 m³ (2 mil litros) em média. A vida útil fica por volta de 40 anos. Além dos poços artesianos, existem ainda os poços semi-artesianos, geralmente com uma profundidade menor que a do artesiano, e não são jorrantes, ou seja, necessitam de uma bomba para trazer a água.

Qual a profundidade do poço convencional?

Geralmente, a sua profundidade é maior que a de um poço convencional e, em geral, suas águas têm uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais. Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.

Postagens relacionadas: