Que materiais eram utilizados na confecção dos Parangolés e como eram feitos?

Índice

Que materiais eram utilizados na confecção dos Parangolés e como eram feitos?

Que materiais eram utilizados na confecção dos Parangolés e como eram feitos?

Os Parangolés são capas, estandartes e tendas feitos de variados materiais como plásticos, panos, esteiras, telas, cordas etc., revelados no movimento de quem o usa (OITICICA FILHO, 2011).

O que significa Parangolé na arte?

Os Parangolés são capas, faixas e bandeiras construídas com tecidos e plásticos, às vezes com frases políticas ou poéticas. Ao vestir, correr ou dançar com um Parangolé, a pessoa deixa de ser um espectador para se tornar parte da obra de arte.

Que tipo de material era feito os Parangolés?

Ao lado dos Bólides e dos Penetráveis, os Parangolés integram uma trilogia tipológica fundamental na produção artística de Hélio Oiticica. Os Bólides são recipientes feitos de madeira, ou vidro, contendo pigmentos em pó e outros materiais não manuseados.

Como é feito o Parangolé?

Estandartes, bandeiras, tendas e capas de vestir prendem-se nessas obras, elaboradas por camadas de panos coloridos, que se põem em ação na dança, fundamental para a verdadeira realização da obra: só pelo movimento é que suas estruturas se revelam.

Que elementos serviram de inspiração para o artista na obra Parangolés?

A criação do Parangolé surgiu na década de 60, através do contato que Oiticica teve com o samba e o seu ritmo contagiante. ... O samba para o artista era uma livre expressão, uma desinibição intelectual, “lucidez expressiva da imanência” como ele se referia.

O que é assemblage na arte?

Assemblage: a arte de reunir objetos diversos para contar histórias - Reunir objetos diversos.

Quem foram os Parangolés?

Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram, como dito o artista, de “uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão.

O que são Parangolés e como surgiram?

Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram,como dito o artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão".

Postagens relacionadas: