Quais são os problemas sociais que mais te afeta Cite um problema social e escreva de que forma afeta ou prejudica você ou sua família escreva so bre aquilo que for mais relevante para você?
Índice
- Quais são os problemas sociais que mais te afeta Cite um problema social e escreva de que forma afeta ou prejudica você ou sua família escreva so bre aquilo que for mais relevante para você?
- Por que a desigualdade social é um problema?
- Como surgiu a desigualdade social no Brasil?
- Será que o estado contribui para a desigualdade social?
- Será que a educação é capaz de resolver as desigualdades sociais?
Quais são os problemas sociais que mais te afeta Cite um problema social e escreva de que forma afeta ou prejudica você ou sua família escreva so bre aquilo que for mais relevante para você?
Resposta: Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais que diversas famílias brasileiras passam e que provavelmente você já passou por algum!
Por que a desigualdade social é um problema?
A isso, somam-se ainda oportunidades de trabalho e acesso a cultura e lazer. A desigualdade social é um problema histórico e estrutural, herança do nosso período colonial e que funciona como um ciclo que se alimenta com o passar dos anos, sustentado pela má distribuição de renda.
Como surgiu a desigualdade social no Brasil?
Como surgiu a desigualdade social no Brasil? Para historiadores, a desigualdade no Brasil é herança do período colonial e se deve a fatores como a influência ibérica, os padrões e posses de latifúndios e a escravidão. Todos esses fatores colaboraram para a formação de uma sociedade muito desigual nos quesitos social e econômico
Será que o estado contribui para a desigualdade social?
Os pesquisadores acreditam que as políticas públicas, por um lado, protegem os pobres, mas, por outro, beneficiam mais os ricos, e o saldo final disso é que o Estado contribui para o aumento da desigualdade social. Segundo os cálculos dos autores, os fluxos diretos de e para o Estado colaboram com um terço de toda a desigualdade de renda.
Será que a educação é capaz de resolver as desigualdades sociais?
Enfim, é fato que a educação é capaz sim de resolver as desigualdades sociais que existem em nosso país, mas ela não poderá arcar sozinha com o ônus que há anos está batendo à nossa porta. Os educadores, gestores e administradores, principalmente da esfera municipal, são os que mais serão responsabilizados pelo não cumprimento das metas do PNE.