Quais são as principais ameaças da Amazônia?

Índice

Quais são as principais ameaças da Amazônia?

Quais são as principais ameaças da Amazônia?

Ameaças à Amazônia

  • Queimadas;
  • Desmatamento, seja para extração de madeira, seja para a abertura de áreas para a agropecuária;
  • Mineração;
  • Biopirataria;
  • Construção de obras de infraestrutura, como as hidrelétricas.

Que informação você tem sobre a biodiversidade da floresta amazônica?

Vivem na floresta 60 mil espécies de plantas, mamíferos, répteis, invertebrados, anfíbios, peixes e pássaros. A maior biodiversidade do planeta, cerca de 15%, está na região.

Como a floresta amazônica está sendo ameaçada?

A agricultura e a pecuária, grandes obras de infraestrutura, a exploração madeireira, a grilagem de terras, o garimpo e a expansão dos assentamentos humanos são atividades com grandes impactos sobre a floresta, especialmente quando são feitas de forma ilegal ou sem obedecer a um zoneamento ecológico-econômico.

Quais são as principais ameaças ao bioma?

Biomas do Brasil: conheça as 9 principais ameaças

  • 1) Desmatamento.
  • 2) Agropecuária.
  • 3) Mineração.
  • 4) Desertificação.
  • 5) Caça ilegal e pesca predatória.
  • 6) Megaprojetos de infraestrutura.
  • 7) Queimadas.
  • 8) Poucas áreas de conservação.

Por que a agropecuária é considerada uma ameaça para a Amazônia?

A área original de 74.288 km² foi reduzida para 57.130 km². “O perigo maior é onde essas plantações estão acontecendo. ... Mas agora, existe perigo porque as plantações estão ocorrendo em áreas de chapadas no sul do Maranhã, onde estão as nascentes de rios”, disse Pedro Bezerra, gerente de Recursos Naturais do IBGE.

O que é a biodiversidade da floresta amazônica?

A Amazônia compreende um dos maiores e mais diversificados biomas do planeta contendo uma rica biodiversidade de fauna e flora com alto grau de endemismo. Em uma área de quase quatro mil km² ela integra oito estados brasileiros e 125 unidades de conservação federal.

Quais são as características da vegetação da Floresta Amazônica?

A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.

Qual é o domínio amazônico?

O Domínio Amazônico é situado em grande parte na região Norte do Brasil e é uma área composta de planaltos, depressões, planícies e uma vegetação de folhas largas, muito rica em madeira também.

Quais são as formas de relevo do Domínio Amazônico?

O domínio amazônico apresenta formas de relevo predominantemente marcadas por depressões, todas elas relativas, ou seja, consideradas não em relação ao nível do mar, mas em comparação com o relevo circundante, havendo baixos planaltos e planícies fluviais da Bacia Amazônica.

Qual o clima do Domínio Amazônico?

O clima do domínio amazônico é do tipo equatorial e apresenta médias térmicas anuais que variam de 24ºC a 27ºC. Trata-se de uma composição climática quente e úmida que possui um regime regular e intenso de chuvas o ano todo.

Qual a consequência da devastação na Amazônia?

Devastação . A devastação na região da Amazônia tem preocupado muitos ambientalistas, podendo trazer consequências irreversíveis. Nas últimas décadas, a Amazônia tem sofrido um aumento no desmatamento de suas áreas.

Postagens relacionadas: