Quais as características da segunda geração do Romantismo?

Índice

Quais as características da segunda geração do Romantismo?

Quais as características da segunda geração do Romantismo?

A segunda geração romântica, também conhecida como ultrarromântica, é caracterizada pelo egocentrismo e um forte tom depressivo. ... Fortemente influenciada por autores europeus como Goethe e Byron, os escritores desse grupo produziram obras com certo tom pessimista e depressivo.

O que marcou a primeira geração do Romantismo?

O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.

Como é chamada a segunda geração do Romantismo?

A segunda geração do Romantismo no Brasil é conhecida como Ultrarromantismo e é caracterizada por uma volta ao mundo interior e por uma temática pessimista.

O que é o ufanismo no romantismo?

O que é Ufanismo: Ufanismo é o orgulho exagerado de algo, comumente utilizado no Brasil para se referir ao patriotismo excessivo, ou seja, um grande orgulho que determinado indivíduo possui de seu país, pátria e nação.

O que é ufanismo na literatura?

O ufanismo (jactância ou autovangloriação de um país) é uma expressão utilizada no Brasil em alusão a uma obra escrita pelo conde Afonso Celso cujo título é Porque me Ufano do Meu País. O adjetivo ufano provém da língua espanhola e significa a vanglória de um grupo autoenaltecendo fatos e feitos.

Como foi marcada a primeira fase do Romantismo no Brasil?

A primeira geração do Romantismo no Brasil foi marcada por um forte sentimento nacionalista e, portanto, houve uma valorização da pátria e dos elementos que a compõem.

Postagens relacionadas: