Qual a diferença do CNPJ para o MEI?

Índice

Qual a diferença do CNPJ para o MEI?

Qual a diferença do CNPJ para o MEI?

De forma simplificada, CNPJ é o numero que uma empresa recebe ao ser criada para poder haver o controle a identificação perante a receita federal. Enquanto o MEI é uma das categorias em que a empresa pode se encaixar.

Quais os direitos de quem tem CNPJ?

No momento em que se torna um MEI, o empreendedor é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e passa a ter direito a abertura de conta bancária, pedir empréstimos e emitir notas fiscais.

Como fazer o CNPJ MEI?

Por exemplo, o processo de como fazer CNPJ MEI é um tanto mais simples, como veremos daqui a pouco. Assim como as pessoas precisam de uma certidão de nascimento antes de ter um CPF, as empresas necessitam de um NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas).

Como se tornar um MEI?

Antes de tudo é importante estar bem informado sobre o Microempreendedor Individual para tomar a decisão de se tornar um MEI, pois embora seja um negócio de porte pequeno, trata-se da criação de uma empresa com obrigações e responsabilidade.

Qual a alíquota do MEI?

MEI: A carga tributária é reduzida e o sistema de recolhimento de tributos é único, a partir do DAS. O valor equivale a 5% do salário mínimo, acrescido de 1 real de ICMS e 5 reais de ISS. ME: As alíquotas são aplicadas de acordo com a faixa de faturamento.

Por que não ter o CNPJ?

Então, voltando a falar do CNPJ, assim como já comentei na introdução, é por meio dele que será possível identificar também outras informações, como nome da empresa, da abertura, endereço e tipo de serviço oferecido. Assim, não ter esse documento é como se a instituição não existisse, ainda que esteja atuando.

Postagens relacionadas: