Como os ventos alísios se formam?

Índice

Como os ventos alísios se formam?

Como os ventos alísios se formam?

Os ventos alísios são ventos que ocorrem durante todo o mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo.

O que é desvio dos ventos alísios?

Ventos alísios podem ser entendidos como deslocamentos de massas de ar quente e úmido que se realizam de forma concêntrica em direção às áreas de baixa pressão atmosférica das zonas equatoriais do globo terrestre, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Qual a importância dos ventos alísios no hemisfério sul?

O português reconheceu a importância dos ventos alísios na navegação no oceano Atlântico, logo no século. Eles aprenderam, a fim de chegar à África do Sul, e longe no oceano, de cabeça para o Brasil a cerca de 30 ° S. Após sul costa africana ser conquistada significa barlavento no hemisfério sul.

Por que os ventos alíseos movimentam-se do Norte e do Sul?

Por isso, temos que os ventos alíseos movimentam-se do norte e do sul em direção às zonas próximas à Linha do Equador, caracterizando, dessa forma, uma das várias manifestações da circulação atmosférica do planeta. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os ventos?

Os ventos são conhecidos como deslocamentos do ar atmosférico. Sua ocorrência tem origem com o movimento de algumas partes da atmosfera, que se deslocam como resultado de alterações de temperatura. Dessa forma, surgem de variações nas pressões atmosféricas, em áreas de alta e baixa pressão.

Quais são os sistemas gerais de ventos?

A partir desta característica expostas, são gerados três sistemas gerais de ventos na atmosfera: ventos alísios, que ocorrem entre 0º e 30º de latitude, soprando do leste para o oeste; ventos do oeste, entre 30º e 60º de latitude e que sopram do oeste para o leste; e, por último, vento do leste nas regiões polares, do leste para o oeste.

Postagens relacionadas: