Quando foi criado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família?
Quando foi criado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família?
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
Qual programa substitui o NASF?
Em outra republicação da Política Nacional de Atenção Básica, o Nasf foi rebatizado: passou a ser Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).
Quais áreas são assistidas pelo Nasf?
Psicólogo; Assistente social; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico ginecologista; Profissional da educação física; Médico homeopata; Nutricionista; Médico acupunturista; Médico pediatra; Médico psiquiatra; Terapeuta ocupacional.
Quais são as diretrizes do NASF?
DIRETRIZES DO NASF Núcleo de Apoio a Saúde da Família Este material é destinado prioritariamente para os profissionais do NASF e as Equipes de Saúde da Família. Deve ser conservado em seu local de trabalho. VERSÃO PRELIMINAR PUBLICAÇÃO EM FASE DE NORMALIZAÇÃO NA EDITORA DO MS
Qual a composição do NASF?
Tal composição deve ser definida pelos próprios gestores municipais e as equipes de SF, mediante critérios de prioridades identificadas a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada uma das diferentes ocupações. O Nasf não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas sim de apoio às equipes de SF.
Como é constituído um NASF?
Um Nasf deve ser constituído por uma equipe, na qual profissionais de diferentes áreas de conhecimento atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de SF.
Quais são os passos do NASF no Ministério da Saúde?
Passo 5: a Secretaria Estadual de Saúde envia ofício para o Ministério da Saúde, comunicando o número de NASF aprovados. Passo 6: o Ministério da Saúde publica o credenciamento da (s) equipe (s) do NASF no Diário Oficial da União. Passo 7: o município credencia a (s) equipe (s) do NASF no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).