O que é ter inteligência emocional?

Índice

O que é ter inteligência emocional?

O que é ter inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. ... Isso inclui a capacidade de síntese, de intuição, compreensão da linguagem, música e gestos, entre outras.

Quais são as principais dimensões da inteligência emocional?

Para começar a entender, é importante saber que a inteligência emocional tem quatro pilares:

  • Perceber emoções (suas e dos outros)
  • Raciocinar a partir do que dizem as emoções (também suas e dos outros)
  • Entender o que as emoções significam.
  • E gerenciar elas.

Quais são os atributos da inteligência emocional?

A capacidade de reconhecer suas emoções e não permitir que o sobrecarregue. A capacidade de se conectar emocionalmente com os outros, utilizando a comunicação não-verbal. A habilidade de usar o humor e praticar ficar conectado em situações desafiadoras. A capacidade de resolver os conflitos de forma positiva e ...

Qual a função do autocontrole?

Outra função relevante do autocontrole é que ele faz do indivíduo protagonista no campo dos sentimentos, pois é um mecanismo de inteligência emocional. Como componente dessa área, o autocontrole colabora para o autoconhecimento, pois só é possível gerenciar aquilo que conhecemos.

Qual é o autocontrole emocional?

O autocontrole emocional é a capacidade de gerenciar as emoções que sentimos, para que elas não nos dominem e, consequentemente, dominem nosso comportamento. As emoções são geralmente consideradas como impulsos inatos e, portanto, incontroláveis.

Qual a sua capacidade de autocontrole?

Conclui-se que o autocontrole é a capacidade absolutamente positiva que insiste em mudar o sentido positivo para obter bons resultados no final do percurso. A pessoa com autocontrole pode dominar suas emoções e equilibrar seu comportamento.

Como funciona o autocontrole no trabalho?

Vamos a um exemplo simples para ilustrar a prática do autocontrole. Imagine que, ao chegar no seu local de trabalho, você encontre sua mesa totalmente bagunçada, mesmo que tenha arrumado tudo no dia anterior. Imediatamente, você fica com raiva e começa a procurar pelo culpado, analisando a postura dos colegas em redor.

Postagens relacionadas: