Como são realizadas as provas de trave de equilíbrio e como é o aparelho utilizado?

Índice

Como são realizadas as provas de trave de equilíbrio e como é o aparelho utilizado?

Como são realizadas as provas de trave de equilíbrio e como é o aparelho utilizado?

Presente apenas nas competições femininas, a trave de equilíbrio é um aparelho composto por uma trave de madeira revestida por couro, com 5m x 10cm, posicionada a uma altura de 1,25m do solo. A ginasta tem até 90s para apresentar sua série.

Como são realizadas as provas de paralelas assimétricas?

As simétricas permitem a ginasta o apoio; com o uso apenas das mãos ou dos pés, além de tomá-lo com qualquer outra parte do corpo, desde que faça parte de sua rotina e seus movimentos sejam realizados com segurança. As rotinas neste aparelho realizadas devem conter movimentos de impulso, voo e estáticos.

Quais são as provas de ginástica artística feminina?

Os aparelhos (provas) femininos são a trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas. Tais aparelhos, durante as apresentações femininas, colocam maior ênfase na vertente artística e de agilidade. Em comum, homens e mulheres possuem as provas de solo e salto, com nuances de diferenciação.

Como fazer barras assimétricas?

Composta por duas barras paralelas de 2,4m posicionadas em diferentes alturas, a barra alta fica a 2,5m do chão e a barra baixa, a 1,7m de altura (essas distâncias podem sofrer uma variação de 10cm para mais ou para menos, dependendo da altura da ginasta). A distância entre as duas barras pode variar de 1,3 a 1,8m.

Quais são as paralelas assimétricas?

- Paralelas Assimétricas: Movimentos circulares e de transferência entre as barras são os mais utilizados. A composição das barras é de fibra de vidro, com comprimento de 3,5 metros por 40 milímetros de largura. A menor barra mede 1,6 metros e a maior mede 2,4 metros.

Quem inventou paralelas assimétricas?

Em 1970, a primeira campeã mundial foi a alemã Karin Janz, que inovou mais uma vez, os movimentos neste aparelho. As paralelas assimétricas são atualmente fabricadas com fibras sintéticas - de vidro e recobertas com madeira e, por vezes, material aderente, como na trave de equilíbrio.

Quando foram introduzidas as barras assimétricas?

Só em 1934 as barras assimétricas foram introduzidas em um Campeonato Mundial, na edição de Budapeste. A sua estreia olímpica foi em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, onde apenas a Tchecoslováquia optou por elas como uma prova executável nos exercícios combinados.

Postagens relacionadas: