Quais as políticas existentes de inclusão na educação brasileira para os surdos?

Índice

Quais as políticas existentes de inclusão na educação brasileira para os surdos?

Quais as políticas existentes de inclusão na educação brasileira para os surdos?

Ao elencar os principais marcos políticos relacionados à educação de surdos no Brasil, a lei que emerge, inicialmente, é a popularmente chamada de “Lei da Libras”, a Lei nº 10.436/02, segundo a qual “é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de ...

Como proporcionar o atendimento e serviços necessários ao surdo?

Mas todas servem para qualquer relação entre pessoas surdas e ouvintes.

  • Aprenda Libras! ...
  • Procure instituições especializadas. ...
  • Em escolas, universidades, palestras e eventos, solicite sempre a presença de um Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais. ...
  • Estimule a participação da pessoa surda em grupos de surdos.

Qual o maior entrave para que a inclusão social de pessoas com surdez aconteça no âmbito judicial?

Esse é um dos grandes entraves da inclusão social do surdo: a dificuldade para ensino- aprendizagem, mas não uma dificuldade de aprendizagem, e sim, a ausência de acessibilidade , a ausência da difusão da libras, e carência de profissionais entre outras barreiras educacionais que limitam o acesso do estudante surdo, e ...

Qual a relevância das políticas públicas e iniciativas governamentais para a educação de pessoas surdas?

- "As políticas educacionais deverão levar em conta as diferenças individuais e as diversas situações. Deve ser levada em consideração, por exemplo, a importância da língua de sinais como meio de comunicação para os surdos, e ser assegurado a todos os surdos acesso ao ensino da língua de sinais de seu país.”

O que é acessibilidade para pessoas surdas?

Acessibilidade para surdos é uma pauta que vem atraindo a atenção de inúmeras empresas. Especialmente porque a contratação de pessoas com deficiência auditiva se faz necessária, assim como a adaptação para as necessidades delas no dia a dia da empresa.

Como atender pessoas com deficiência auditiva?

Como atender pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

  1. Fale diretamente com a pessoa, e não de lado ou atrás dela.
  2. Faça com que a sua boca esteja bem visível. ...
  3. Quando falar com uma pessoa surda tente ficar num lugar iluminado. ...
  4. Seja expressivo ao falar.

Como atender um cliente com deficiência auditiva?

Saiba como atender um deficiente auditivo com essas 6 dicas!

  1. Mantenha contato visual com a pessoa com deficiência auditiva. ...
  2. Tenha cuidado com a iluminação. ...
  3. Seja expressivo. ...
  4. Evite falar muito lentamente. ...
  5. Conheça a Língua Brasileira de Sinais. ...
  6. Conte com o auxílio da tecnologia.

Como é a inclusão de surdos na educação escolar e na sociedade?

A inclusão social dos surdos tem sido um tema utilizado, com freqüência, na literatura especializada brasileira, tanto na área da educação básica, como na educação inclusiva, no que tange a sua inserção no ensino básico regular. ... Por isso, é necessário que os espaços destinados ao ensino permitam o livre acesso a todos.

Como é inserida a comunidade surda?

A comunidade surda é inserida em várias áreas, pois os surdos estão ocupando os espaços. Neste contexto objetivou-se também que todos conheçam para que possam integrar-se a essa comunidade, com isso deixarão de serem minorias e será um todo.

Quais os setores da comunidade surda?

A comunidade esta dividida em vários setores, mas neste artigo mostramos os três principais: familiar, escolar e social, por isso reflete-se sobre a importância da língua de sinais para a comunidade surda. PALAVRAS-CHAVES: Comunidade surda, inclusão, acessibilidade.

Como participar da comunidade de surdos?

Participar dessa comunidade não é só ter direito à acessibilidade, mas verdadeiramente ser contribuintes neste universo que é atribuído aos surdos. Determinou-se para o estudo a pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfico, baseado em teóricos a exemplo de: SKILAR, (1997), SÁ, (2002), FELIPE, (2007).

Quais são as sedes organizadas por surdos?

A mesma autora também diz que “As festas, os jogos, os campeonatos, as sedes organizadas por surdos são formas de interação social e linguística, garantiram a formação da comunidade surda brasileira com uma língua própria. (2009, p. 11)”

Postagens relacionadas: