Por que as epífitas são importantes para os ecossistemas?

Índice

Por que as epífitas são importantes para os ecossistemas?

Por que as epífitas são importantes para os ecossistemas?

As plantas epífitas também apresentam papel ecológico, sendo essenciais no fornecimento de alimento e água para espécies que vivem nas partes altas da floresta, além de proporcionarem material para a confecção dos ninhos. Essas espécies também atuam na ciclagem de minerais e na produtividade primária.

Qual a função das escamas Considere o exemplo das folhas das Bromeliaceae que são plantas epífitas que crescem sobre outras plantas?

Nestes representantes a absorção de água e nutrientes é realizada por meio de escamas absorventes, em um mecanismo de osmose. Dessa forma, as escamas em Bromeliaceae exercem importante papel eco-fisiológico.

Qual a diferença entre as plantas epífitas e as parasitas?

A diferença entre as plantas epífitas e as parasitas está no fato de que as epífitas não retiram nutrientes da planta à qual está associada. As epífitas absorvem a água da chuva e retiram os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento das fezes de animais, insetos mortos, entre outros.

Qual a relação entre epífitas e inquilinismo?

As epífitas absorvem a água da chuva e retiram os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento das fezes de animais, insetos mortos, entre outros. Essa relação entre epífitas e a planta que lhes dá suporte ( forófito) é chamada por alguns autores de inquilinismo, embora muitos considerem o inquilinismo como um tipo de comensalismo.

Como as plantas se fixam no solo?

As plantas se fixam no solo através de suas raízes, que além de prover suporte também desempenham a função vital de absorção de água e nutrientes minerais presentes no solo.

Quais são os papeis das plantas?

Nas plantas, ela desempenha uma série de papeis importantes como: substrato básico da fotossíntese, controle da turgidez das células e também do corpo da planta, mecanismo de controle térmico através da transpiração e meio de transporte para outras moléculas (como nutrientes inorgânicos e carboidratos) entre os tecidos vegetais.

Postagens relacionadas: