Quem eram os criollos na sociedade colonial espanhola?
Índice
- Quem eram os criollos na sociedade colonial espanhola?
- Quem eram os criollos e quem eram os chapetones?
- Como a sociedade colonial da América Espanhola criou identidades para manter a hierarquia e dominação social na colônia?
- Quem eram os mestiços na colonização espanhola?
- O que defendiam os criollos?
- Quem eram os Guachupines?
- Quem eram os criollos E o que faziam?
- Como era a divisão da sociedade na América espanhola?
- Como estava organizada a administração das colônias o que foram os vice-reinos?
- O que são os mestiços?
Quem eram os criollos na sociedade colonial espanhola?
Os filhos dos chapetones, que fossem fruto de duas pessoas brancas, eram chamados de criollos e possuiam uma condição econômica abastada e podiam ser comerciantes, também podiam possuir a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava.
Quem eram os criollos e quem eram os chapetones?
Os filhos dos chapetones, que fossem fruto de duas pessoas brancas, eram chamados de criollos e possuiam uma condição econômica abastada e podiam ser comerciantes, também podiam possuir a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava. ...
Como a sociedade colonial da América Espanhola criou identidades para manter a hierarquia e dominação social na colônia?
A sociedade colonial foi moldada através da violência e da mestiçagem. ... A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo.
Quem eram os mestiços na colonização espanhola?
Fruto do envolvimento entre o europeu e o indígena, os mestiços viviam à margem da política colonial, sobrevivendo de expedientes variados nos espaços urbanos e rurais hispânicos. Poderiam trabalhar em serviços braçais, no artesanato, em funções militares ou auxiliarem na vigia dos trabalhadores nativos.
O que defendiam os criollos?
Os criollos, que temiam mais do que tudo as rebeliões populares, tiveram então de organizar sua luta pela independência colonial, ao mesmo tempo em que submetiam as massas populares, garantindo, assim, a manutenção dos seus privilégios.
Quem eram os Guachupines?
Vejamos como isso acontecia: o primeiro estamento na hierarquia social da colônia eram os chapetones ou guachupines, que eram formados pela nobreza espanhola que tinha empobrecido e, por isso, havia emigrado para a América em busca de melhores condições de vida.
Quem eram os criollos E o que faziam?
Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.
Como era a divisão da sociedade na América espanhola?
A estrutura social da América Espanhola colonial estava dividida em chapetones (espanhóis) no topo; criollos (filhos de espanhóis que nasceram na América e não detinham os mesmos privilégios que os chapetones) no centro; e índios, mestiços e afrodescendentes na base da pirâmide.
Como estava organizada a administração das colônias o que foram os vice-reinos?
Vice-Reinos e Capitanias Gerais O objetivo era encontrar uma forma de melhorar a administração colonial. Vice-Reinos: territórios de grande extensão e população, eram os mais rentáveis para a Coroa espanhola. Estavam governados por um vice-rei. Eram eles: Vice-Reino da Nova-Espanha, Peru, Nova-Granada e Prata.
O que são os mestiços?
Mestiços são pessoas que descendem de duas ou mais etnias diferentes, possuindo características de cada uma das etnias e povos de que descendem. Pode-se citar como exemplo, pessoas que tenham antepassados pretos e brancos, asiáticos e brancos ou negros e ameríndios, mistura muito comum nos países da América Latina.