O que são reação adversa ao medicamento como são classificadas?
Índice
- O que são reação adversa ao medicamento como são classificadas?
- O que é o efeito colateral de um medicamento?
- Quais são os efeitos dos medicamentos em geral?
- Qual a classificação de reações adversas a medicamentos?
- Qual é o maior risco de desenvolver reações adversas?
- Como são consideradas as reações adversas após o uso de doses maiores que as habituais?
- Quais são as reações adversas do tipo B?
O que são reação adversa ao medicamento como são classificadas?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define reação adversa a medicamento (RAM) como “qualquer resposta prejudicial ou indesejável e não intencional que ocorre com medicamentos em doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico, tratamento de doença ou para modificação de funções fisiológicas”.
O que é o efeito colateral de um medicamento?
Efeito secundário: são conseqüências secundárias ao efeito buscado do medicamento. Por exemplo, os antibióticos, por atuarem sobre as bactérias, causam alteração da flora bacteriana intestinal, freqüentemente resultando em diarréia.
Quais são os efeitos dos medicamentos em geral?
Quando testam um fármaco, os pesquisadores observam sua eficácia no combate a uma doença específica, e também olham a ocorrência de eventuais danos ao organismo. Depois, registram se são moderados ou intensos, qual a duração deles e o padrão segundo o qual se manifestam. Esses danos são os chamados efeitos colaterais.
Qual a classificação de reações adversas a medicamentos?
Reações adversas a medicamentos são classificadas com base em diferentes critérios. A classificação de reação adversa a medicamento (RAM) mais aceita atualmente foi proposta por Rawlins e Thompson que as agrupa em reações do tipo A ou previsíveis e reações do tipo B ou imprevisíveis.
Qual é o maior risco de desenvolver reações adversas?
Gênero: As mulheres apresentam maior risco de desenvolver reações adversas possivelmente devido a um conjunto de fatores como o uso de contraceptivos, maior concentração de tecido adiposo, uso de medicamentos para a dismenorréia e complicações obstetrícias.
Como são consideradas as reações adversas após o uso de doses maiores que as habituais?
Não são consideradas reações adversas os efeitos que ocorrem após o uso acidental ou intencional de doses maiores que as habituais (toxicidade absoluta).
Quais são as reações adversas do tipo B?
Devem ser tratadas, as reações do tipo B, com suspensão do fármaco e são produzidas por mecanismos de hipersensibilidade, idiossincrasia, intolerância e até mesmo por alterações na formulação farmacêutica. Embora essa classificação seja simples, algumas reações adversas não se enquadram perfeitamente em nenhum dos tipos.