Como se reproduzem as esponjas do mar?

Índice

Como se reproduzem as esponjas do mar?

Como se reproduzem as esponjas do mar?

As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.

Qual a forma mais rápida e prática das planárias se reproduzirem *?

Resposta: Podem se reproduzir tanto de forma sexuada(copulação), como assexuada(bipartição). Pode ocorrer por simples fragmentação: duas metades, aos poucos, reconstituem as porções faltantes, sendo que o fragmento anterior reconstitui o posterior com maior rapidez.

Como as Planarias podem se reconstruir e quantos dias ela leva para se recompor por completo?

Dos 40 animais cortados para o acompanhamento do processo regenerativo, 25% degeneraram antes de completar a regeneração, 60% regeneraram dentro de 14 a 16 dias e apenas 21% entre 21 e 23 dias.

Porque a planária pode se regenerar?

Há muito tempo os biólogos perceberam que uma planária cujo corpo tivesse sido secionado, tanto transversal como longitudinalmente, regeneraria as partes perdidas, originando vermes completos. Este fenômeno ocorre porque quando uma planária é cortada ou ferida a epiderme adjacente se espalha sobre o ferimento e o sela.

Por que as pesquisas passaram a se concentrar nas planárias se tantos outros animais também conseguem regenerar partes do corpo?

As planárias possuem uma capacidade incrível de regeneração, pois suas células mesenquimatosas são totipotentes, ou seja, capazes de multiplicarem-se e diferenciarem-se nos vários tipos de células corporais.

Postagens relacionadas: