Como se faz uma crônica argumentativa?

Índice

Como se faz uma crônica argumentativa?

Como se faz uma crônica argumentativa?

As principais características de uma crônica argumentativa são:

  1. Argumentação e persuasão;
  2. Linguagem coloquial, simples e direta;
  3. Textos relativamente curtos;
  4. Temas cotidianos e polêmicos;
  5. Crítica, humor e ironia;
  6. Induz a reflexão;
  7. Subjetividade e criatividade;
  8. Fusão do estilo jornalístico e literário;

Como dar continuidade a uma crônica?

Peça a eles que comparem os parágrafos e indiquem qual deles é o mais adequado para iniciar a crônica. Outra ideia para exercitá-los é pedir-lhes que deem continuidade ao texto de cronistas consagrados. Mostre aos alunos apenas o início de algumas crônicas já publicadas.

Como funciona a crônica argumentativa?

Esse ponto de vista é empregado de forma crítica, utilizando diversos elementos para criar um texto criativo e único. Como mencionado, a crônica argumentativa possui como objetivo fazer uma crítica sobre determinado tema dando ênfase para o ponto de vista do cronista de forma criativa.

Como escolher o tema da crônica?

1. Primeiro passo: escolha o tema Uma das principais características da crônica é a abordagem de assuntos cotidianos ou muito falados no momento. Relações conjugais, rotina semanal, férias em família e situações constrangedoras são temas sempre atuais.

Por que a crônica deve ser curta?

Na crônica, o espaço em que a história se desenrola é limitado. Isso acontece porque a crônica deve ser curta, não havendo capacidade para desenvolver um texto que abranja uma série de locais diferentes. “Não sei como as coisas se passam em outros sítios.

Como fazer uma carta argumentativa?

Uma carta argumentativa é um tipo de discurso que utiliza estruturas fundamentais: a forma argumentativa. A estrutura no formato de carta, também conhecido como epístola, tem como objetivo defender um ou mais pontos de vista expressados pelo autor da carta. Argumentação: veja como fazer, fundamentar, tipos e nossas dicas

Postagens relacionadas: