Como terminou o programa PNA?

Índice

Como terminou o programa PNA?

Como terminou o programa PNA?

Nesse contexto, o governo brasileiro criou o Programa Nacional de Alfabetização – PNA. Quais eram os objetivos do PNA? ... Paulo Freire foi o educador responsável por estes objetivos. Esse programa durou pouco tempo e terminou silenciado pela força das armas, ou seja pelo Golpe Militar de 1964.

Como fica o trabalho de alfabetização de adultos no golpe militar?

O Plano Nacional de Alfabetização (PNA) do Governo João Goulart estava para ser implementado, em fase de treinamento de aproximadamente mil monitores. Com o golpe, o PNA foi cancelado e os mentores passaram a ser perseguidos. ... Mas não só o plano de alfabetização foi cancelado.

O que foi o PNA?

PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) Sua instituição foi uma tentativa do Ministério da Educação e Cultura de coordenar os movimentos de educação de base e/ou alfabetização de adultos e adolescentes que vinham-se multiplicando em todo o país a partir de 1961.

Quais eram os objetivos do Programa Nacional de alfabetização?

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. ... Objetivo: Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.

Quem foi o educador responsável pelo PNA?

Em 1964, foi aprovado o plano Nacional de Alfabetização. O Brasil todo deveria ser atingido e orientado pela proposta de Paulo Freire.

O que defendia o programa Mobral cultural?

A concepção que o MOBRAL e seus educadores defendiam sobre o analfabeto era de "pessoas com baixo nível sócio-econômico, porém com grande bagagem cultural". Consideravam seus alunos como pessoas tímidas e inseguras, logo o papel do educador seria o de modificar esse quadro.

Para que serve o PNA?

A PNA pretende que a alfabetização seja iniciada na Educação Infantil e que as crianças completem o processo até o 3º ano do Ensino Fundamental. Assim, a política busca melhorar a qualidade do ensino no território brasileiro e combater o analfabetismo.

Como citar a PNA?

Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019b. 54 p.

Postagens relacionadas: