Como são produzidas as proteínas no Citosol?
Índice
- Como são produzidas as proteínas no Citosol?
- Como são transportadas proteínas para dentro do núcleo?
- Como ocorre o processo de síntese das proteínas?
- Como é o processo de glicosilação?
- Qual é a importância da sequência sinal em uma proteína?
- Quais são as proteínas de membrana?
- Quais são os componentes da membrana plasmática?
- Como é possível transportar substâncias pela membrana plasmática?
- Como ancorar uma proteína no lado externo da membrana?
Como são produzidas as proteínas no Citosol?
Algumas são completamente sintetizadas no citosol. Elas podem ser importadas para o interior da mitocôndria, peroxissomo, cloroplasto e núcleo, após o transporte. Outras proteínas são importadas para o interior do retículo endoplasmático. Daí, a maioria vai até o Complexo de Golgi por transporte vesicular.
Como são transportadas proteínas para dentro do núcleo?
Proteínas são transportadas através do poro nuclear em um ciclo de várias etapas. Proteina com NLS (sinal de localização nuclear) liga-se a importina complexada com GTP-Ran e o complexo todo liga-se a proteína do poro nuclear promovendo a importação da proteina com NLS.
Como ocorre o processo de síntese das proteínas?
A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
Como é o processo de glicosilação?
A glicosilação - adição de resíduos de açúcar a uma proteína - no retículo endoplasmático granuloso é mediada por enzimas presentes no lúmen reticular e ocorre de forma co-traducional, ou seja, durante a síntese da proteína pelos ribossomos aderidos à membrana reticular.
Qual é a importância da sequência sinal em uma proteína?
A sequência do peptídeo sinal tem por função marcar as proteínas que serão exportadas para determinados locais, como por exemplo, o ambiente extracelular. Estas proteínas são reconhecidas por meio do peptídeo sinal, o qual, após a exportação, é removido da proteína por meio da ação de proteases.
Quais são as proteínas de membrana?
As proteínas de membrana estão envolvidas em uma série de processos biológicos fundamentais para a fisiologia celular, tais como: transporte de moléculas, atividade enzimática, adesão celular, comunicação celular, reconhecimento celular e formação das junções celulares.
Quais são os componentes da membrana plasmática?
Estudos bioquímicos mostraram que os componentes mais abundantes da membrana plasmática são fosfolipídeos e proteínas (figura abaixo), razão pela qual se costuma dizer que ela apresenta constituição lipoproteica. Alguns desses componentes estão ligados covalentemente a açúcares.
Como é possível transportar substâncias pela membrana plasmática?
Existem diferentes formas de transporte de substâncias pela membrana plasmática. Como sabemos, uma das funções da membrana plasmática é selecionar o que entra e o que sai da célula. O transporte pela membrana, no entanto, não é um trabalho simples, sendo, em alguns casos, necessário o gasto de energia.
Como ancorar uma proteína no lado externo da membrana?
Para ancorar uma proteína no lado externo da membrana citoplasmática ocorre a ligação de uma unidade Glicosil Fosfatidil Inusitol (GPI) à região amino-terminal, desta forma, toda a proteína, exceto a âncora, fica situada no espaço extracelular.