Como ocorre a eliminação de água por gutação?
Como ocorre a eliminação de água por gutação?
A gutação é a eliminação de água líquida pela planta e ocorre graças ao processo de pressão da raiz. A gutação (do latim gutta, que significa gota) é um processo que se caracteriza pelo surgimento de gotículas de água pura, ou de soluções com solutos orgânicos e inorgânicos, nas bordas ou no ápice das folhas.
Qual a importância da gutação?
O processo de gutação é extremamente importante para as plantas, pois impede que a pressão no interior do xilema faça com que a água saia e ocupe o espaço intercelular nos tecidos. Também é importante frisar que a eliminação da água permite que haja um fluxo de solutos pela planta.
Por que as plantas perdem água por transpiração?
Muitas pessoas não sabem, mas as plantas também perdem água por transpiração. Na realidade, elas perdem muito mais água que os animais, por isso, elas consomem muito mais desse produto. Estima-se que os vegetais percam 99% da água absorvida para o meio na forma de vapor, ou seja, pela transpiração. → Onde a transpiração ocorre?
Como funciona a transpiração dos vegetais?
A transpiração dos vegetais é muito importante para a sobrevivência das plantas. Ela colabora no processo de transportação de substâncias (sais minerais, carboidratos, aminoácidos e outros) que saem da raiz e chegam ao mais alto extrato arbóreo, fazendo o papel de uma bomba propulsora.
Por que a transpiração é feita?
A transpiração é feita por qualquer parte do vegetal que esteja acima do solo, entretanto, é um processo que ocorre em maior quantidade nas folhas. Isso se deve ao fato de a folha ter uma grande quantidade de estômatos, que são estruturas responsáveis pelas trocas gasosas das plantas.
Por que a transpiração ocorre nas folhas?
A transpiração ocorre em qualquer parte da planta que esteja acima do solo, entretanto, a maior parte da transpiração acontece nas folhas. A maior perda de água ocorre pelos estômatos, pequenas aberturas circundadas por células-guarda situadas na epiderme. Uma pequena parte de água é também perdida pela cutícula e pelas lenticelas.