Como deve ser feito o teste em um diodo retificador através do multímetro?

Índice

Como deve ser feito o teste em um diodo retificador através do multímetro?

Como deve ser feito o teste em um diodo retificador através do multímetro?

O teste é feito conectando o diodo em pontos específicos no multímetro, ou ligando as pontas de prova do multímetro nos terminais do diodo. A indicação do estado do diodo é dada diretamente no display do multímetro, sem a necessidade de analisar valores medidos.

Como fazer o teste de diodo?

Ajuste o multímetro no modo de "teste de diodo" e coloque as ponteiras entre A1 (+) e A2 (-). O dispositivo aplicará uma tensão mínima para fazer o semicondutor conduzir e a exibirá no visor, analisando o transistor (normalmente NPN) entre a base (N) e o emissor (P).

Como analisar a tensão do diodo?

De acordo com os valores obtidos com o multímetro, há quatro possibilidades a serem analisadas: Se a tensão no sentido direto for igual à da barreira de potencial e a tensão no sentido reverso for maior ou igual à tensão da barreira, o diodo está operando normalmente;

Quais são os valores de resistências do diodo para teste de diodo?

Os valores de resistências altas e baixas variam dependendo do diodo e as resistências obtidas com o multímetro para esse teste não correspondem aos encontrados quando o diodo esta em uma operação pratica. Como utilizar multímetros com função específica de medição?

Qual a tensão de barreira do diodo?

Se a tensão no sentido direto for maior que a tensão de barreira o diodo deve estar operando como circuito aberto; Se a tensão em ambos os sentidos for zero, o diodo está em curto;

Postagens relacionadas: