Como testar diodo SMD com multímetro digital?

Como testar diodo SMD com multímetro digital?
Para medir o diodo com o multímetro digital, vamos usar a escala de Diodo, ai é fácil, não é? já vem o desenho do diodo na escala do multímetro. No multímetro analógico, vamos usar a escala de X1 e na escala de X10k para medir o diodo comum, sem ser zener.
Quais são os formatos de diodo SMD?
Veja a imagem a baixo que temos 2 formatos de diodo SMD, um com dois terminais e um com 3 terminais, que confunde muita gente achando que é um transistor. Ponte de diodos não é nada mais do que um componente com 4 diodos internos, muito utilizado em fontes de alimentação.
Como é feito o teste do diodo?
O teste é feito conectando o diodo em pontos específicos no multímetro, ou ligando as pontas de prova do multímetro nos terminais do diodo. A indicação do estado do diodo é dada diretamente no display do multímetro, sem a necessidade de analisar valores medidos.
Como analisar a tensão do diodo?
De acordo com os valores obtidos com o multímetro, há quatro possibilidades a serem analisadas: Se a tensão no sentido direto for igual à da barreira de potencial e a tensão no sentido reverso for maior ou igual à tensão da barreira, o diodo está operando normalmente;
Qual é a função dos multímetros digitais?
E aí que entra uma função dos multímetros digitais que não existe nos analógicos: – a medida do hfe. O hfe é o parâmetro que nos dá o ganho do transistor e se você pegar diversos transistores iguais verá que o hfe irá diferir de um para outro, às vezes, significativamente.