Como testar um potenciômetro?

Índice

Como testar um potenciômetro?

Como testar um potenciômetro?

Como testar um Potenciômetro?

  1. Coloque seu multímetro em uma escala maior que a faixa de resistência do potenciômetro.
  2. Primeiro teste a resistência máxima posicionando as ponteiras nos pinos das extremidades, este deverá mostrar a resistência total com um valor muito próximo.

Como saber qual potenciômetro usar?

Os potenciômetros são utilizados em circuitos de baixa tensão e corrente, devido a sua baixa potência que normalmente vai de 0,25w a 1w. Se você necessitar de um pouco mais de potência pode usar um potenciômetro de fio, que pode suportar comumente 4w, ou um reostato.

Como são utilizados os potenciómetros?

Normalmente os potenciómetros são utilizados em : (1) circuitos de calibração e de precisão de fontes de tensão; (2) controlo do volume de rádios e de controlo de brilho das televisões. Figura 4.2 Esquemático de um potenciómetro, evidenciando a sua estrutura e terminais.

Qual a resistência do potenciômetro?

Coloque seu multímetro em uma escala maior que a faixa de resistência do potenciômetro. Primeiro teste a resistência máxima posicionando as ponteiras nos pinos das extremidades, este deverá mostrar a resistência total com um valor muito próximo.

Como funciona a calibração do potenciómetro?

Para a calibração do potenciómetro a primeira operação consiste em ajustar-se a corrente que passa por este, através do reostato, de modo a que a queda de tensão aos seus terminais (xy), seja proporcional ao seu comprimento.

Qual a tensão de saída de um potenciómetro?

Figura 4.5 Formas de onda de saída ac e dc de um potenciómetro Se o potenciómetro fosse ligado a um gerador ac (gerador de onda sinusoidal) o valor da tensão de saída seria 63% da tensão de entrada. No gráfico que se segue mostramos os diagramas das tensões de saída para os casos dc e ac.

Postagens relacionadas: