Como saber se um resistor está ruim?

Índice

Como saber se um resistor está ruim?

Como saber se um resistor está ruim?

Se o valor medido no multímetro for próximo ao valor do resistor, o resistor está ok. – Se o valor medido no multímetro for maior que o valor do resistor, o resistor está aberto, ou com mau contato. – Se o valor medido for menor que o valor do resistor, nada pode ser concluído.

Como inspecionar o resistor?

Inspecione o resistor. Sinais de escurecimento ou carbonização podem indicar danificação por excesso de corrente. Se o resistor que você estiver testando apresentar esse problema, ele deverá ser descartado e substituído. Identifique visualmente o valor da resistência do resistor, o qual se encontra impresso sobre o próprio corpo do mesmo.

Como remover o resistor de volta?

Se o resistor estava soldado originalmente, use o alicate de ponta fina para empurrar o resistor de volta para seu lugar e solde-o novamente usando o ferro de solda. Caso o resistor apresente um valor fora da faixa de tolerância, descarte-o e substitua-o por um novo. Você poderá encontrar resistores em lojas de equipamentos eletrônicos.

Qual a tolerância de um resistor?

A tolerância indica a faixa de valores que o resistor pode apresentar para que possa ser considerado em bom estado. Por exemplo, um resistor de 1000 ohms, com uma indicação de tolerância de 10 por cento, é considerado em bom estado se não apresentar menos que 900 ohms e mais que 1100 ohms. Prepare um multímetro digital para medir os resistores.

Quais são os transistores?

Transistores são comumente usados como interruptores ou amplificadores de corrente. Você pode testar um transistor com um multímetro que tenha uma função para teste de diodos. Um transistor é basicamente 2 diodos que compartilham uma extremidade. A extremidade compartilhada chama-se base e as outras 2 extremidades são chamadas de emissor e coletor.

Postagens relacionadas: