Como as reações ácido-base favorecem a absorção de fármacos?
Índice
- Como as reações ácido-base favorecem a absorção de fármacos?
- Quais os fatores que afetam a absorção gastrointestinal?
- Como o grau de ionização pode influenciar na absorção de um fármaco?
- O que determina o predomínio da absorção ou da eliminação de um fármaco?
- Como o movimento peristáltico do intestino pode interferir na absorção de uma fármaco?
- Qual a relação da acidez e basicidade com a absorção dos fármacos?
- Por que a alta reatividade do fármaco favorece a absorção?
- Como pode-se definir a absorção do fármaco?
- Posso exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis?
- Qual a principal via de excreção de fármacos?

Como as reações ácido-base favorecem a absorção de fármacos?
Portanto, quando se administra um ácido fraco por via oral, a maior parte do fármaco no estômago está na forma não ionizada, favorecendo a difusão através da mucosa gástrica. Para uma base fraca com pKa de 4,4, o resultado é o inverso, ou seja, no estômago, a maior parte do fármaco está na forma ionizada.
Quais os fatores que afetam a absorção gastrointestinal?
As características das drogas que afetam a absorção são: o peso molecular, ionização, solubilidade e formulação. Os fatores que afetam a absorção relacionados com os pacientes podem ser a via de administração, pH gástrico e o conteúdo do aparelho GI.
Como o grau de ionização pode influenciar na absorção de um fármaco?
A ionização afeta não apenas a velocidade com a qual os fármacos atravessam as membranas, mas também a distribuição de equilíbrio das moléculas dos fármacos entre compartimentos aquosos, se houver diferença de pH entre eles. A Figura 8.3 mostra como um ácido fraco (p. ex., aspirina, pKa de 3,5) e uma base fraca (p.
O que determina o predomínio da absorção ou da eliminação de um fármaco?
A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco.
Como o movimento peristáltico do intestino pode interferir na absorção de uma fármaco?
Aumento da atividade peristáltica do intestino: A atividade peristáltica do intestino delgado é provocada, em parte, pela entrada de quimo no duodeno e pelo fluxo gastroentérico. Este reflexo eleva o grau geral de excitabilidade do intestino delgado e também aumenta a motilidade e secreção (Guyton, 1992).
Qual a relação da acidez e basicidade com a absorção dos fármacos?
O AAS é um fármaco ácido absorvido em meio com pH ácido (estômago), já o PC, um fármaco alcalino é melhor absorvido preferencialmente em meio alcalino (intestino delgado), porém uma pequena parte pode ser absorvida em meio ácido.
Por que a alta reatividade do fármaco favorece a absorção?
Tal fato pode ser explicado devido a alta reatividade facilitar a complexação ou quelação do fármaco com outras substâncias químicas ou alimentos, o que faz sua massa molecular aumentar reduzindo assim a absorção.
Como pode-se definir a absorção do fármaco?
Pode-se definir, resumidamente, a absorção como sendo a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea, por sua vez, a distribuição seria caracterizada pelo transporte reversível do fármaco para outros sítios do organismo. Em ambos os casos há a necessidade de transpor a membrana plasmática.
Posso exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis?
O alimento pode exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis (p. ex., griseofulvina), reduzi-lo para fármacos degradados no estômago (p. ex., penicilina G) ou ter pouco ou nenhum efeito.
Qual a principal via de excreção de fármacos?
Os medicamentos também podem ser eliminados através do suor e leite materno em menores quantidades, sendo que a principal via de excreção de fármacos é a via renal. Características físico-químicas, como a solubilidade e pH de um fármaco interferem diretamente em seu comportamento no organismo.