O que é gangrena Grossa?
Índice
O que é gangrena Grossa?
Gangrena é a morte de um tecido do corpo devido à insuficiência de irrigação sanguínea em uma determinada região ou à uma infecção bacteriana. A doença é mais comum nas extremidades do corpo, incluindo pés, dedos, braços e pernas, mas também pode ocorrer em músculos e órgãos internos.
Quais são os sintomas da gangrena gasosa?
A gangrena gasosa causa dor intensa na área infectada. Inicialmente, a área fica inchada e pálida, depois fica avermelhada, cor de bronze e, finalmente, verde-escura. A área fica firme e sensível ao toque.
Como é transmitida a gangrena gasosa?
Causa. A gangrena gasosa resulta de infecção muscular por Clostridium perfringens, espécie bacteriana que em condições anaeróbicas (sem oxigênio), produz toxinas que causam necrose do tecido e sintomas associados. Essa bactéria pode ser flora normal de intestino, só causando problema quando infecta outras regiões.
Como identificar uma gangrena?
Os sintomas mias comuns de gangrena incluem:
- Alteração da cor da pele na região, ficando inicialmente vermelha e depois escurecendo;
- Inchaço da pele e diminuição da sensibilidade;
- Feridas ou bolhas que liberam um líquido com cheiro fétido;
- Febre;
- Pele fria na região afetada;
Como se desenvolve a gangrena seca?
Este tipo é mais comum após infecções de feridas ou cirurgias; Gangrena seca: se desenvolve quando uma região do corpo não recebe a quantidade de sangue necessária e acaba por morrer devido à falta de oxigênio, sendo comum em pessoas com diabetes e aterosclerose;
Por que a gangrena pode causar cicatrizes?
A gangrena pode causar cicatrizes ou a necessidade de cirurgia reconstrutiva. Às vezes, a quantidade de morte no tecido é tão extensa que uma parte do corpo, como seu pé, pode precisar ser removida (amputada). Quando infectada com com bactérias, a gangrena pode se espalhar rapidamente para outros órgãos e pode ser fatal se não for tratada.
Qual o tratamento para a gangrena?
O tratamento para gangrena varia de acordo com a causa que está causando a morte dos tecidos, no entanto, geralmente envolve remover os tecidos que já foram afetados e corrigir a causa, permitindo que o organismo cicatrize. Assim, podem ser utilizadas várias formas de tratamento, que incluem: 1. Cirurgia de desbridamento
Qual a sua chance de desenvolver a gangrena?
Suas chances de desenvolver gangrena são maiores se você tiver uma condição subjacente que possa danificar seus vasos sanguíneos e afetar o fluxo sanguíneo, como diabetes ou artérias endurecidas ( aterosclerose ). Os tratamentos para gangrena incluem cirurgia para remover tecido morto, antibióticos e oxigenoterapia hiperbárica.