Como as substâncias atravessam a membrana plasmática?

Índice

Como as substâncias atravessam a membrana plasmática?

Como as substâncias atravessam a membrana plasmática?

Substâncias podem entrar e sair da célula através da membrana por meio do transporte passivo ou ativo. Os processos de endocitose e exocitose garantem, respectivamente, a entrada e saída de macromoléculas e outras partículas.

Quanto mais hidrofílica uma molécula mais facilmente ela atravessa a membrana plasmática?

Compostos hidrofóbicos, solúveis nos lipídios, atravessam facilmente a membrana. ... Já as substâncias hidrofílicas, insolúveis nos lipídios, penetram nas células com mais dificuldade, dependendo do tamanho da molécula e, também, de suas características químicas.

Por que o CO2 atravessa a membrana plasmática Apolar E a molécula de h2o não?

Difusão Simples: quando partículas e moléculas caminham através da bicamada lipídica, como ocorre com o O2, CO2 etc. Sempre a favor do gradiente de concentração, essas moléculas conseguem atravessar a membrana por meio dos poros resultados do espaçamento mínimo entre os fosfolipídios.

Qual a substância que atravessa a membrana plasmática?

Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras.

Como os lipídios atuam na membrana celular?

Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular.

Quais são as proteínas presentes na membrana plasmática?

Além dos fosfolipídios também são encontrados na membrana os glicolipídios e o colesterol. As proteínas presentes na membrana plasmática estão incrustadas na bicamada. Essas proteínas podem inseridas totalmente ou apenas parcialmente na membrana.

Qual o coeficiente de lipossolubilidade?

Em termos práticos, essa solubilidade precisa ser medida, principalmente se tratando de fármacos (remédios) e a propriedade físico-química que mede a lipossolubilidade é o coeficiente de partição lipídio-água. Um fármaco com coeficiente de partição lipídio-água alto, será mais lipossolúvel e vai atravessar mais facilmente a membrana biológica.

Postagens relacionadas: