Quais os mecanismos de ação e eficácia do tratamento utilizando a eletroterapia para inibição da dor?

Índice

Quais os mecanismos de ação e eficácia do tratamento utilizando a eletroterapia para inibição da dor?

Quais os mecanismos de ação e eficácia do tratamento utilizando a eletroterapia para inibição da dor?

Como funciona a eletroterapia. A eletroterapia consiste em aplicar correntes elétricas diversas para conseguir efeitos como analgesia, diminuição de edema, relaxamento e fortalecimento muscular para auxiliar no processo de reabilitação das mais diversas patologias.

Qual o impacto da dor no sistema Fisiologico?

A nocicepção é o componente fisiológico da dor e compreende os processos de transdução, transmissão e modu- lação do estímulo nociceptivo. Uma vez instalado o estímulo nociceptivo, diversas alterações neuro- endócrinas acontecem, promovendo um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central e periférico.

Quais hormônios que quando liberados constantemente provocam hiperatividade muscular em todo corpo e a manutenção de um estado de alerta?

Tipos de hormônios liberados na atividade física

  • Somatotrofina (o hormônio do crescimento) ...
  • Adrenalina e noradrenalina. ...
  • Glucagon e insulina. ...
  • Endorfina. ...
  • Cortisol. ...
  • Leptina. ...
  • Serotonina.

Quais os efeitos polares que ocorrem no pólo positivo e negativo na corrente galvânica?

O pólo negativo atrai líquido (hidratante) e o positivo repele os líquidos (drenante). A utilização da corrente elétrica "quebra" as moléculas do princípio ativo do produto transformando-as em íons, os quais possuem massa e tamanho menores que a molécula.

Como o TENS atua nos processos inflamatórios para reduzir a dor?

Consiste na emissão de correntes elétricas pulsadas que estimulam nervos e músculos através da pele, o que bloqueia os sinais de dor e aumenta a produção de substâncias fisiológicas do organismo que têm efeito analgésico, como as endorfinas.

Como os opioides alteram o limiar da dor?

Após administração aguda de opioide, ocorre efeito antinociceptivo durante 1 a 5 horas, seguido de redução do limiar da dor durante várias horas (até 10 dias) 2,4,8,10. O uso de opioide de longa duração após a operação pode acobertar o efeito de hiperalgesia 4.

Quais os mecanismos envolvidos no controle endógeno da dor?

A dor tem inicio com a estimulação dos nociceptores que, através das fibras nervosas mielinizadas (tipo Aδ) ou amielinizadas (tipo C), transferem esse estimulo ao sistema nervoso central, onde ocorre à consciência da dor e a reposta do organismo a esse estímulo.

Postagens relacionadas: